Rodrigo Cunha e Pedro Vilela garantem R$ 9,2 milhões para levar internet Wi-Fi grátis
A ação chega a Alagoas por meio do Programa Wi-Fi Brasil

A partir de outubro deste ano, os 102 municípios de Alagoas vão ganhar sinal gratuito de internet Wi-Fi graças a um investimento de R$ 9,2 milhões garantidos em Brasília pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB).
A ação chega a Alagoas por meio do Programa Wi-Fi Brasil, e vai ofertar conectividade a centenas de comunidades do interior do estado e CAPITAL, muitas destas ainda desprovidas de acesso à rede mundial de computadores. Já em outubro serão abertos pontos de acesso em 52 municípios.
“Trabalhamos muito em Brasília e agora podemos apresentar este grande benefício a milhares de alagoanos e alagoanas que ainda não tem acesso à internet e, sem este acesso, têm dificuldade em avançar em atividades de cultura, educação e uso de serviços públicos on line. Queremos e vamos percorrer o estado levando este serviço e garantindo que nossa gente se conecte com sinal Wifi de qualidade e totalmente gratuito”, disse o senador Rodrigo Cunha nesta terça-feira (28).
O sinal de internet garantido com os recursos assegurados pelos parlamentares faz parte do Programa Wifi Brasil do governo federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações e que oferece conexão à internet em banda larga satelital de forma gratuita ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
O Programa tem duas vertentes. Uma chamada Wi-Fi Livre, que se trata de uma ação visando levar conectividade Wi-Fi para praça ou locais públicos sem acesso à internet em banda larga. Já a outra modalidae, intitulada Wi-Fi Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) pretende levar internet gratuita à escolas, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, telecentros, laboratórios de informática, instituições públicas de saúde e de assistência social, localizadas em áreas rurais, remotas, urbanas em situação de vulnerabilidade.
“O acesso à internet é reconhecido atualmente como direito humano básico. É expressão da cidadania, na medida em que permite ao cidadão o acesso à informação, a ser ouvido e a acionar serviços públicos. Em um mundo cada vez mais on line, a exclusão digital é um problema real que merece ser enfrentado com seriedade”, entende o deputado Pedro Vilela”.
O SGDC entrou em órbita em 2017 e é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional. De uso misto, civil e militar, o satélite também dá apoio às atividades das Forças Armadas em projetos estratégicos de defesa nacional.
A instalação se dará com uma antena que capta o sinal no satélite brasileiro que fica a 36 mil km de distância da terra. Após instalado, o sinal será aberto com alcance de raio até 200 metros, isto no caso da modalidade Livre. Na modalidade GESAC, a antena e o modem serão instalados no prédio da escola, associação e outros e a internet estará disponível para aquela entidade.
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
