Rodrigo Cunha e Pedro Vilela garantem R$ 9,2 milhões para levar internet Wi-Fi grátis
A ação chega a Alagoas por meio do Programa Wi-Fi Brasil
A partir de outubro deste ano, os 102 municípios de Alagoas vão ganhar sinal gratuito de internet Wi-Fi graças a um investimento de R$ 9,2 milhões garantidos em Brasília pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB).
A ação chega a Alagoas por meio do Programa Wi-Fi Brasil, e vai ofertar conectividade a centenas de comunidades do interior do estado e CAPITAL, muitas destas ainda desprovidas de acesso à rede mundial de computadores. Já em outubro serão abertos pontos de acesso em 52 municípios.
“Trabalhamos muito em Brasília e agora podemos apresentar este grande benefício a milhares de alagoanos e alagoanas que ainda não tem acesso à internet e, sem este acesso, têm dificuldade em avançar em atividades de cultura, educação e uso de serviços públicos on line. Queremos e vamos percorrer o estado levando este serviço e garantindo que nossa gente se conecte com sinal Wifi de qualidade e totalmente gratuito”, disse o senador Rodrigo Cunha nesta terça-feira (28).
O sinal de internet garantido com os recursos assegurados pelos parlamentares faz parte do Programa Wifi Brasil do governo federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações e que oferece conexão à internet em banda larga satelital de forma gratuita ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
O Programa tem duas vertentes. Uma chamada Wi-Fi Livre, que se trata de uma ação visando levar conectividade Wi-Fi para praça ou locais públicos sem acesso à internet em banda larga. Já a outra modalidae, intitulada Wi-Fi Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) pretende levar internet gratuita à escolas, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, telecentros, laboratórios de informática, instituições públicas de saúde e de assistência social, localizadas em áreas rurais, remotas, urbanas em situação de vulnerabilidade.
“O acesso à internet é reconhecido atualmente como direito humano básico. É expressão da cidadania, na medida em que permite ao cidadão o acesso à informação, a ser ouvido e a acionar serviços públicos. Em um mundo cada vez mais on line, a exclusão digital é um problema real que merece ser enfrentado com seriedade”, entende o deputado Pedro Vilela”.
O SGDC entrou em órbita em 2017 e é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional. De uso misto, civil e militar, o satélite também dá apoio às atividades das Forças Armadas em projetos estratégicos de defesa nacional.
A instalação se dará com uma antena que capta o sinal no satélite brasileiro que fica a 36 mil km de distância da terra. Após instalado, o sinal será aberto com alcance de raio até 200 metros, isto no caso da modalidade Livre. Na modalidade GESAC, a antena e o modem serão instalados no prédio da escola, associação e outros e a internet estará disponível para aquela entidade.
Últimas notícias
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição; veja a programação
Confira as mudanças no trânsito para as prévias de Carnaval, em Maceió
Com a proximidade do Carnaval, Hospital Ib Gatto faz alerta para foliões curtirem com saúde
Prefeito de Japaratinga anuncia inaugurações de novas obras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
