Covid -19

Sequelas da covid-19 em maceioenses vão de dor de cabeça a esquecimento

Centro de tratamento continua atendendo pessoas que se infectaram com o novo coronavírus

Por 7Segundos 30/09/2021 15h03 - Atualizado em 30/09/2021 15h03
Sequelas da covid-19 em maceioenses vão de dor de cabeça a esquecimento
Pacientes com sequelas da Covid-19 são atendidos no centro - Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Há pouco mais de um ano foi inaugurado em Maceió a unidade para tratamento de pacientes com sequelas do coronavírus: o Centro de Especialidades Eliane Machado. Agora, em 2021, a procura pelo atendimento diminuiu, segundo o coordenador da unidade, Anderson Vital.

Em entrevista, Vital informou que os sintomas mais recorrentes entre pessoas com sequelas são dor de cabeça, esquecimento, fraqueza, falta de ar ou dificuldade de respirar, dor torácica e tosse.

Aos que estão sentindo os sintomas, a recomendação é ir a um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para ser avaliado por um clinico geral. “O clínico vai ver qual o especialista que ele precisa e é marcado”, disse Vital.

A unidade está localizada no Centro de Maceió e possui cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, otorrino e alergologistas para os atendimentos.

Segundo pesquisa do Hospital das Clínicas da USP no início do mês, 60% dos pacientes que tiveram covid-19 no ano passado estão em condições de saúde semelhantes, mesmo após um ano da alta hospitalar.

O estudo da USP acompanha 750 pacientes que ficaram internados no primeiro semestre de 2020 no Hospital das Clínicas da instituição. Eles serão analisados durante quatro anos, mas os resultados preliminares indicam que 30% ainda possuem alterações pulmonares importantes. Além disso, parte também relata sintomas  cardiológicos e emocionais ou cognitivos, como perda de memória, insônia, concentração prejudicada, ansiedade e depressão.