Sequelas da covid-19 em maceioenses vão de dor de cabeça a esquecimento
Centro de tratamento continua atendendo pessoas que se infectaram com o novo coronavírus
Há pouco mais de um ano foi inaugurado em Maceió a unidade para tratamento de pacientes com sequelas do coronavírus: o Centro de Especialidades Eliane Machado. Agora, em 2021, a procura pelo atendimento diminuiu, segundo o coordenador da unidade, Anderson Vital.
Em entrevista, Vital informou que os sintomas mais recorrentes entre pessoas com sequelas são dor de cabeça, esquecimento, fraqueza, falta de ar ou dificuldade de respirar, dor torácica e tosse.
Aos que estão sentindo os sintomas, a recomendação é ir a um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para ser avaliado por um clinico geral. “O clínico vai ver qual o especialista que ele precisa e é marcado”, disse Vital.
A unidade está localizada no Centro de Maceió e possui cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, otorrino e alergologistas para os atendimentos.
Segundo pesquisa do Hospital das Clínicas da USP no início do mês, 60% dos pacientes que tiveram covid-19 no ano passado estão em condições de saúde semelhantes, mesmo após um ano da alta hospitalar.
O estudo da USP acompanha 750 pacientes que ficaram internados no primeiro semestre de 2020 no Hospital das Clínicas da instituição. Eles serão analisados durante quatro anos, mas os resultados preliminares indicam que 30% ainda possuem alterações pulmonares importantes. Além disso, parte também relata sintomas cardiológicos e emocionais ou cognitivos, como perda de memória, insônia, concentração prejudicada, ansiedade e depressão.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
