Sequelas da covid-19 em maceioenses vão de dor de cabeça a esquecimento
Centro de tratamento continua atendendo pessoas que se infectaram com o novo coronavírus

Há pouco mais de um ano foi inaugurado em Maceió a unidade para tratamento de pacientes com sequelas do coronavírus: o Centro de Especialidades Eliane Machado. Agora, em 2021, a procura pelo atendimento diminuiu, segundo o coordenador da unidade, Anderson Vital.
Em entrevista, Vital informou que os sintomas mais recorrentes entre pessoas com sequelas são dor de cabeça, esquecimento, fraqueza, falta de ar ou dificuldade de respirar, dor torácica e tosse.
Aos que estão sentindo os sintomas, a recomendação é ir a um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para ser avaliado por um clinico geral. “O clínico vai ver qual o especialista que ele precisa e é marcado”, disse Vital.
A unidade está localizada no Centro de Maceió e possui cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, otorrino e alergologistas para os atendimentos.
Segundo pesquisa do Hospital das Clínicas da USP no início do mês, 60% dos pacientes que tiveram covid-19 no ano passado estão em condições de saúde semelhantes, mesmo após um ano da alta hospitalar.
O estudo da USP acompanha 750 pacientes que ficaram internados no primeiro semestre de 2020 no Hospital das Clínicas da instituição. Eles serão analisados durante quatro anos, mas os resultados preliminares indicam que 30% ainda possuem alterações pulmonares importantes. Além disso, parte também relata sintomas cardiológicos e emocionais ou cognitivos, como perda de memória, insônia, concentração prejudicada, ansiedade e depressão.
Últimas notícias

VI Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena começa nesta terça (19) em Maceió

Comissão de amigos de esteticista que morreu em clínica se reúnem com a Polícia Civil

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras em Ouro Branco

Inmet emite alerta de chuvas para 37 cidades alagoanas
AMA e TCE orientam controladores sobre cadastramento no sistema e-pessoal

Corpo de homem é encontrado em casa abandonada no município de Maravilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
