Período crítico da pandemia pode ter influenciado no aumento de dengue em Maceió
O 7Segundos conversou com o coordenador do Programa de Controle do Aedes Aegypti, Erivaldo Raimundo
Em Maceió, o Boletim Epidemiológico Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika indicou um aumento de 59,54% de casos de dengue, em relação à 38ª semana epidemiológica do ano passado. Em 2021, foram registrados 1.955 casos, contra 779 no mesmo período do ano passado.
O 7Segundos conversou com o coordenador do Programa de Controle do Aedes Aegypti, Erivaldo Raimundo, nesta quarta-feira (06) sobre o aumento e as ações que a população pode tomar para diminuir esses casos.
Erivaldo disse que o período crítico da pandemia pode ter influenciado no aumento de dengue em Maceió, já que os agentes ficaram impossibilitados de adentrar os imóveis por um bom tempo.
Ele explicou que, no momento, a Prefeitura tem cerca de 330 pessoas em campo, visitando imóveis, fazendo orientações e bloqueios em imóveis com suspeita de foco da dengue. De acordo com o coordenador, os maiores problemas são encontrados em imóveis desabitados, pela dificuldade para entrar, ou abandonados, pois pessoas acabam invadido os locais e deixando depósitos expostos, como tonéis, latas, copos e até caixa de ovos.
Nas residências com proprietários, Erivaldo atentou a população para as orientações básicas: não deixar água parada no quintal, verificar a caixa d’água e a laje; prestar atenção nos locais de pouco acesso da casa. Ele disse que é preciso fazer inspeção pelo menos uma vez por semana para eliminar os focos, e quando possível ficar atento aos focos em dias de chuva.
“A gente pede e espera que a população nos ajude. Em que sentido? Evitando jogar lixo em terrenos baldios; atendendo à visita do agente de endemias; seguindo as orientações dos agentes. E assim a gente tenta evitar que as coisas piorem”, disse Erivaldo.
Últimas notícias
Motociclista atropela médica e foge sem prestar socorro em Maceió
Renan Filho debate novo ciclo de desenvolvimento para Região Norte de AL
AMA conhece proposta do Sebrae para ampliar acesso dos municípios a recursos
Arapiraca recebe imersão de escrita criativa sobre criação e fracasso
MPF discute ordenamento da orla de Maragogi e proteção de restinga
Myriel Neto busca experiências para fortalecer a cultura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
