Saúde

Hospital particular realiza ação gratuita de corte de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos

O efeito acontece porque alguns medicamentos utilizados agridem o folículo capilar, podendo ocasionar a queda

Por Assessoria 11/10/2021 16h04 - Atualizado em 11/10/2021 16h04
Hospital particular realiza ação gratuita de corte de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos
Hospital particular realiza ação gratuita de corte de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos - Foto: Assessoria

Um dos principais elementos lembrados quando o assunto é quimioterapia é a perda dos cabelos. O efeito acontece porque alguns medicamentos utilizados agridem o folículo capilar, podendo ocasionar a queda. Nesta situação, o cabelo pode cair em diferentes graus, de apenas alguns fios para a perda total das madeixas.

Pensando nas mulheres que passam pelo tratamento para o câncer, o Hospital Cliom promove o projeto “Doe Suas Madeixas”, que tem como objetivo confeccionar perucas e emprestar para pacientes oncológicas. Para arrecadar as mechas, o Hospital Cliom volta a realizar, após o início da pandemia, a ação gratuita de cortes de cabelo, nesta quinta-feira (14), às 14h.

A ação de cortes acontece em parceria com o salão de beleza Studio Souza. A mecha dos doadores deve ter, no mínimo, 30 centímetros de comprimento e todos os tipos de cabelo podem ser doados, inclusive fios com química. Durante a ação, a doadora pode escolher o tipo de corte normalmente e conversará previamente com a cabeleireira.

Além disso, o hospital também funciona como um ponto de coleta para quem já cortou as mechas. Em seguida, as mechas são enviadas para a cabeleireira Shirlys Garrido, que confecciona a peruca manualmente.

A psicóloga do Hospital Cliom, Larisse Cavalcante, explica o cuidado que o projeto tem para que a paciente se identifique e se sinta confortável utilizando a peruca, buscando encontrar uma peça que tenha semelhança ao cabelo original ou a vontade da paciente.

“Por meio dessas ações, buscamos ter variedade em relação ao tamanho, cor e textura das perucas, com o intuito de que a paciente possa provar e escolher a que mais se identifica. Imagina, por exemplo, alguém que sempre teve o cabelo preto e cacheado, se entregarmos uma peruca ruiva com os fios lisos? Podemos correr o risco de prejudicarmos ainda mais sua autoestima. É fundamental estarmos atentos aos aspectos como estes citados no exemplo. Assim como, realizarmos ações que respeitem, considerem e estimulem possibilidades de escolha do paciente, para que se tornem sujeitos ativos durante todo o processo de tratamento”, explica.

Joana Paiva foi uma das doadoras que realizou o corte na ação do Hospital. Ela conta que já havia doado antes, mas para instituições de outros locais do Brasil, pois não tinha o conhecimento de trabalhos como esse em Alagoas. “Quando soube dessa iniciativa do hospital, já pensei ‘assim que tiver de novo, eu vou’. Eu acho que é tão pouco você cortar seu cabelo, deixar um pouco mais curto, para fazer uma coisa que vai significar tanto para outra pessoa, muito mesmo. A mulher que está passando pelo processo do tratamento do câncer passa por muita coisa. Além do processo todo ser difícil, o fato de perder os cabelos não torna mais fácil. Então se tem algo que possa fazer para talvez minimizar o sentimento e poder ajudar de alguma forma, isso me deixa muito feliz”, conta a voluntária.