Educação

Alagoas sobe no ranking de índice de oportunidades na Educação

Outros estados do Nordeste também foram destaque na pesquisa

Por 7Segundos 20/10/2021 11h11 - Atualizado em 20/10/2021 11h11
Alagoas sobe no ranking de índice de oportunidades na Educação
Educação em Alagoas é destaque nacional - Foto: Valdir Rocha/Agência Alagoas

A região Nordeste é destaque no Índice de Oportunidades da Educação Brasil (Ioeb) deste ano. O levantamento apontou Alagoas como um dos estados com o maior número de municípios a avançar nos indicadores nacionais.

O resultado desta avaliação foi divulgado nesta quarta-feira (20) e classificou também os estados do Ceará, Piauí e Bahia como uns dos responsáveis por impulsionar as oportunidades e a qualidade da educação no Brasil.

Segundo os dados levantados pelo Ioeb, Alagoas neste ano registrou um índice de 4,7, subindo 0,2 pontos com relação ao levantamento realizado no ano de 2019. O estado inclusive vem subindo de dois a três pontos no índice nos últimos anos.

Maceió também foi destaque nesta pesquisa, apresentando uma média do Ioeb de 4,4 este ano, com um aumento de apenas 0,1 ponto em comparação ao valor levantado em 2019, que foi 4,3.

De uma forma geral, Maceió ocupou a 6ª posição no ranking das capitais do Nordeste com o maior Ioeb catalogado na pesquisa deste ano. A primeira posição é ocupada por Teresina (PI) com 5,5 pontos, seguida por Fortaleza (CE), com 5,3.

A nível estadual, Alagoas fica empatado com a Paraíba entre a 3ª e a 4ª, ambos apresentando um Ioeb de 4,7, sendo destaque por entre os demais estados que compõem a região Nordeste.

Entenda o Ioeb

Com uma média nacional de 5,2, o Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para as crianças e jovens dos municípios e estados brasileiros. A avaliação feita inclui dados referentes à qualidade da oferta para alunos das redes públicas e privadas, como também informações referentes a crianças e jovens que não frequentam a escola.