Saúde

Especialista ressalta importância do cuidado da saúde mental durante o diagnóstico contra o câncer

Diagnóstico da doença impacta saúde mental do paciente e exige acompanhamento multidisciplinar, afirma psicólogo

Por 7 segundos com assessoria 22/10/2021 10h10 - Atualizado em 22/10/2021 10h10
Especialista ressalta importância do cuidado da saúde mental durante o diagnóstico contra o câncer
Psicólogo Carol Costa - Foto: Assessoria

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, há evidências de aumento de ansiedade, depressão e até disfunções neurocognitivas e sexuais em pacientes diagnosticados com câncer, especialmente durante o primeiro ano de tratamento.

O psícologo do Hapvida, Carol Costa, ressalta que o diagnóstico da doença não é sentença de morte.

Carol Costa explica que a patologia ainda é associada à morte e que a realização de campanhas como o outubro rosa e o novembro azul – que visam a conscientização dos cânceres de mama e de próstata, respectivamente – são um período importante para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, não apenas durante esse período, mas em todas as fases da vida.

“Por ser uma doença agressiva e o tratamento penoso para o paciente, esse é o tipo de notícia que vem quase como um atestado de morte. O sofrimento pode ir desde a percepção da própria vulnerabilidade, tristeza, fantasias e o medo ante o desconhecido”, afirma o profissional.

Segundo o especialista, é de extrema importância o acompanhamento de um profissional de saúde mental antes, durante e depois do tratamento.

“A saúde mental deve estar preservada para que o paciente continue lutando. Também é importante esclarecer que o tratamento deve ser feito de maneira multidisciplinar, envolvendo, sempre que possível, familiares, amigos e, claro, outras especialidades, como psicólogo ou psiquiatra”.