Consultas urológicas caem na pandemia; casos estimados de câncer chegam a 890
Neste mês acontece a campanha Novembro Azul, para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou um alerta à população masculina neste mês, quando acontece a campanha mundial Novembro Azul. Segundo as informações da associação científica, o número diagnósticos e de tratamentos do câncer de próstata no Brasil caíram durante a pandemia de covid-19.
Os dados inéditos do Ministério, obtidos pela SBU, indicam uma queda nas consultas urológicas no SUS de 33,5%. Até julho deste ano, foram 1.812.982 consultas. No mesmo período em 2020, foram 2.816.326 e em 2019, 4.232.293.
Cirurgias de retirada da próstata em decorrência do câncer caíram 21,5% na comparação entre 2019 e 2020. De acordo com informações do Sistema de Informações Ambulatoriais, do Sistema Único de Saúde (SUS), as coletas do antígeno prostático específico (PSA) e de biópsia da próstata (que fazem parte do diagnóstico da doença) registraram quedas de 27% e 21%, respectivamente.
Em Alagoas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) registrou no ano passado 890 casos de câncer de próstata. A próstata é o primeiro local do corpo com mais incidência da doença no estado, seguido pelos casos de câncer de pele não melanoma, com 840. Na capital, o número de casos chegou a 300 no mesmo período, ficando também em primeiro.
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
