Consultas urológicas caem na pandemia; casos estimados de câncer chegam a 890
Neste mês acontece a campanha Novembro Azul, para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou um alerta à população masculina neste mês, quando acontece a campanha mundial Novembro Azul. Segundo as informações da associação científica, o número diagnósticos e de tratamentos do câncer de próstata no Brasil caíram durante a pandemia de covid-19.
Os dados inéditos do Ministério, obtidos pela SBU, indicam uma queda nas consultas urológicas no SUS de 33,5%. Até julho deste ano, foram 1.812.982 consultas. No mesmo período em 2020, foram 2.816.326 e em 2019, 4.232.293.
Cirurgias de retirada da próstata em decorrência do câncer caíram 21,5% na comparação entre 2019 e 2020. De acordo com informações do Sistema de Informações Ambulatoriais, do Sistema Único de Saúde (SUS), as coletas do antígeno prostático específico (PSA) e de biópsia da próstata (que fazem parte do diagnóstico da doença) registraram quedas de 27% e 21%, respectivamente.
Em Alagoas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) registrou no ano passado 890 casos de câncer de próstata. A próstata é o primeiro local do corpo com mais incidência da doença no estado, seguido pelos casos de câncer de pele não melanoma, com 840. Na capital, o número de casos chegou a 300 no mesmo período, ficando também em primeiro.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
