Unidade de síndromes gripais registra estabilidade de atendimentos à população
Avanço da vacinação resulta na estabilização do atendimento especializado

A Prefeitura de Maceió segue avançando na imunização dos maceioenses. Até quarta-feira (3), 89,5% da população já recebeu a primeira dose e 69,6% já recebeu a segunda dose ou a dose única. Os dados positivos refletem na baixa procura por atendimentos em síndromes gripais no município.
Sendo a única unidade em funcionamento por este atendimento, a Unidade de Referência de Síndromes Gripais (URSG) Jorge Duarte Quintella Cavalcanti, localizada no Graciliano Ramos, registrou, no mês de outubro, 1.438 atendimentos – com uma média de 300 a 400 atendimentos por semana. Em setembro, o número total do serviço foi 1.434.
De acordo com a coordenadora das Unidades de Referência, Mônica Valença de Alencar, a estabilidade de atendimentos e a baixa procura são resultados do avanço da vacinação.
“Houve uma baixa procura pelo atendimento especializado e vemos que eles seguem estabilizados, visto que tem uma média constante há algum tempo. Isso aconteceu após o avanço da vacinação em Maceió, pois a população está adquirindo resistência ao vírus”, comenta.
As unidades de referência do Novo Mundo e Walter Moura Lima (Santa Amélia) encerraram o atendimento especializado em julho, voltando a atender à população no modelo da Atenção Básica. Neste período, elas registraram, respectivamente, 1.142 e 1.118 atendimentos. Em comparação ao mês de março, por exemplo, a queda é significativa, sendo registrados 2.603 atendimentos na unidade do Novo Mundo e 2.232 na Walter Moura Lima.
Em agosto, a URSG Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica) também encerrou o serviço para síndromes gripais, com 471 atendimentos naquele mês. Em março, a unidade chegou a realizar 2.675 atendimentos em síndromes gripais.
A coordenadora reforça que a população precisa seguir com todos os cuidados para que os resultados continuem sendo positivos. “É preciso ressaltar e mais uma vez reforçar que a população continue fazendo a sua parte, seja se vacinando, tomando as doses necessárias, ou continuando com os cuidados, como evitar aglomerações, fazer uso correto da máscara e higienizar as mãos”, defende Mônica Valença.
Últimas notícias

Casal regulariza fornecimento de água em povoados de Delmiro Gouveia

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em Maragogi

Crescimento moderado do consumo no primeiro trimestre coloca Maceió acima da média naciona

Camila Lima deixa Secretaria de Turismo de Maragogi

Seminário sobre saúde mental promovido pelo Corpo de Bombeiros orienta pais de crianças atípicas

Silêncio de Lira deve acelerar ida de Carlos Gonçalves para o grupo de Renan Calheiros
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
