IPCA: inflação fica abaixo do teto da meta pela 1ª vez desde 2023
Trata-se da segunda vez em cinco anos que a inflação fica dentro do intervalo de tolerância; desempenho é o melhor desde 2019
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de inflação do Brasil, fechou o ano de 2025 em 4,26% - abaixo do teto da meta de 4,5% definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
O resultado consolidado vem após o índice de dezembro, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (9), variar 0,33% no mês.
Trata-se da segunda vez em cinco anos que a inflação fica dentro do intervalo de tolerância. Em 2023, o IPCA ficou em 4,62%, mas a meta era de 3,25% (atualmente é de 3%) e, com a permissão de variação de 1,5 p.p. (ponto percentual), acabou ficando dentro do teto.
Além disso, o desempenho em 2025 é o melhor desde 2018, quando a inflação oficial foi de 3,75%.
A alta registrada de 4,26% no ano passado ficou abaixo das expectativas do mercado, que previa o indicador entre 4,3% e 4,4%.
Últimas notícias
Bebê com doença rara conhece o mar pela primeira vez em Fortaleza
Homem é preso em Joaquim Gomes durante cumprimento de mandado na zona rural
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
