Projeto voltado para Malungos e Erês chega a União dos Palmares
Ação acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro

O projeto Vamos Subir a Serra chega a seus 5ª edição levando a União dos Palmares a ação "Malungos e Erês abraçando Palmares- vivência e pertencimento na Serra da Barriga". A ação acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, com uma programação intensa e a ação inédita de duas projeções mapeadas (Narrativas em Movimento na Serra) que acontecerão no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Esta será a primeira vez que o Parque receberá a tecnologia voltada para a exposição de imagens 3D sobre a superfície. E, desta vez, as imagens e luzes serão projetadas sobre paisagens e edificações simbólicas do único parque temático sobre cultura negra do país.
A ação na Serra da Barriga é voltada, no dia 17, para os Malungos, que são os companheiros de luta, e no dia 18 para os Erês, crianças e adolescentes das escolas públicas de União dos Palmares e de escolas indígenas da aldeia Wassu Cocal.
“Malungos e Erês abraçando Palmares será um verdadeiro momento de aquilombamento contemporâneo representativo, reunindo no Solo Sagrado da Liberdade, ativistas, gestores, educadores, estudantes, artistas, religiosos, capoeiristas, quilombolas, indígenas, ciganos e visitantes em geral, para, em dois dias, envolver a todos através dos momentos de completa interatividade”, expõe o coordenador-adjunto e fundador do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Helcias Pereira.
Dentre outras ações que ocorrerão na Serra da Barriga estão o Palmares in loco, apresentações culturais, palestras sobre Africanidades e de educação antirracista com historiadores e representantes quilombolas, do povo indígena e cigano; além de oficinas e aulão de capoeiras, dentre outras atividades.
“O público convidado e os demais visitantes que forem ao Parque nesses dois dias certamente voltarão para seus destinos impactados positivamente, refletindo e redirecionando seus olhares a partir da Saga Palmarina e do legado que ainda se faz presente entre nós no compromisso pela luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial vigente ainda mais na atual conjuntura em que vivemos”, complementa Helcias.

No dia 19 o projeto encerra sua 5ª edição com o giro cultural Palmares na praça Basiliano Sarmento com a exibição do longa alagoano Cavalo e apresentações culturais.
O público pode acompanhar a programação no Instagram do projeto @vamossubiraserra e pelo Tiktok.
O Vamos Subir a Serra é um evento realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).
Para viabilizar a realização, o projeto conta com diversas parcerias, patrocínios e apoios como emendas parlamentares dos deputados federais Pedro Vilela e Tereza Nelma e do Senador Rodrigo Cunha, executadas via Fundação Cultural Palmares SNPIR e Prefeitura de Maceió, através da Fmac; Sebrae, Sesc, Senac, Prefeitura de União dos Palmares via secretarias de Turismo e Cultura, e parceria institucional do TikTok.
“Tudo isso será um marco importante para mantermos firmes nossos objetivos, em promover cada vez mais, projetos agregadores como o já consolidado Projeto Vamos Subir a Serra”, finaliza Helcias Pereira.
Últimas notícias

Leonardo Dias critica manutenção de ICMS sobre a cesta básica e aumento de 'taxa das blusinhas'

Clientes se aglomeram em porta de loja em shopping de Arapiraca após anúncio de super queima de estoque

Feirinha do Quintal fortalece revitalização cultural no Jaraguá neste domingo (6)

Saúde abre inscrições para oficina de aconselhamento, prevenção combinada e teste rápido
Profissionais da saúde recebem treinamento sobre exame de detecção da tuberculose

Hospital do Agreste e Secretaria de Saúde criam plano de acompanhamento para pacientes suicidas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
