Saúde

Maceió é a segunda capital do país com maior incidência de diabetes

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregá-la adequadamente

Por 7Segundos com O Globo 08/11/2021 07h07
Maceió é a segunda capital do país com maior incidência de diabetes
Maceio tem a segunda maior incidência de diabetes no país - Foto: Agência Brasil

A nova estimativa da IDF (Federação Internacional de Diabetes) sobre brasileiros com diabetes será divulgada no próximo dia 6 de dezembro, quando o Atlas Diabetes 2021 for publicado. Mas dados preliminares apontam que Maceió é a segunda capital do país com maior incidência da doença.

O Vigitel 2020 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), publicado em setembro de 2021 pelo Ministério da Saúde, mostra que Rio de Janeiro (11,2%), Maceió (11%) e Porto Alegre (10%) são as capitais com maior incidência de diabetes no Brasil.

Os dados do levantamento brasileiro mostram que nas 26 capitais e no Distrito Federal, 8,2% da população possuem diagnóstico de diabetes, sendo a frequência maior entre as mulheres (9,0%) do que entre os homens (7,3%). A pesquisa mostra que em ambos os sexos, "a frequência dessa condição aumentou intensamente com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade".

A doença

É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Uma das coisas mais importantes é controlar o nível de glicose no sangue, para evitar complicações. A medição pode ser feita por meio de  um monitor de glicemia ou por meio de bombas de insulina. Os dois tipos de aparelho devem ser adquiridos e usados com orientação da equipe multidisciplinar.