Medida paliativa: Caminhões-pipas irão fornecer água para população de bairros afetados
A decisão foi tomada após uma reunião realizada devido ao protesto de moradores do conjunto Aprígio Vilela nesta quarta-feira (10)
Após o protesto contra a falta d'água no conjunto Aprígio Vilela realizado na tarde desta quarta-feira (10) na Ecovia Norte, em Jacarecica, uma reunião foi realizada com a presença da equipe de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar em conjunto com representantes das comunidades afetadas e do Ministério Público de Alagoas (MPAL). O objetivo do encontro era chegar em uma solução para acabar com escassez na região da parte alta de Maceió.
O sub-diretor do Gerenciamento de Crises da PM, Diogo Perdigão, informou que o balanço do encontro "foi bastante positivo". "Nós tivemos uma reunião com a presença das duas empresas [Casal e BRK] que ainda estão operando na questão do abastecimento da água aqui em Maceió e na Região Metropolitana", disse. A Casal é responsável pela captação da água e a BRK fica com a parte da distribuição para os consumidores finais.
De acordo com Perdigão, os representantes das empresas ouviram os relatos dos moradores das comunidades que estão sendo afetadas pela falta do recurso e apresentaram um plano de ação para a normalização do sistema. "Nós temos algumas atitudes que estão sendo tomadas por as duas empresas para atender emergencialmente essas unidades consumidoras com o fornecimento de carros-pipas e algumas caixas d'água em pontos nessas comunidades para realizar o abastecimento emergencialmente", relatou. Apesar das decisões tomadas durante a reunião, o sub-diretor tem consciência de que as ações tomadas não é o suficiente, mas afirma que "é um paliativo até que seja resolvido".
Prazos foram definidos durante o encontro para que as empresas solucionem o problema.
O diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, esteve presente durante a discussão representando a empresa e explicou o motivo da falta d'água na região. Ele ainda destacou que a empresa privada de saneamento assumiu a distribuição da água há poucos meses e que os problemas de infraestrutura também são resultados da gestão anterior.
Dantas informou que as empresas estão trabalhando juntas nesse momento para solucionar este problema. "Estamos estudando junto com a Casal para desenvolver uma solução definitiva para o Sistema Aviação, que é aquele que está mais necessitado de melhorias neste momento e é ele que vem gerando esse desabastecimento para alguns bairros, como o Eustáquio Gomes e o Santa Maria", frisou.
A falta de água na região se deve a um problema de vazamento na adutora de água tratada que já havia sido reparado após apresentar um problema no dia 10 de outubro. Apesar da ação ter reestabelecido o sistema, a alta demanda e a vazão acabaram ocasionando em uma nova ruptura da tubulação, que também foi reparado.
Hebert Dantas afirma que a BRK está trabalhando para fazer a manutenção nos equipamentos através de reparos e para desenvolver uma solução definitiva para que o problema não volte a acontecer novamente.
"Temos a expectativa de resolver o problema entre 30 e 45 dias; até que isso ocorra, iremos disponibilizar caminhões-pipas para os serviços essenciais e também para a população. Nós criamos um comitê de crise interno da BRK, onde será disponibilizado um telefone específico para os líderes comunitários dessas áreas para que a gente possa ir recebendo os feedbacks se a solução paliativa está sendo efetiva ou não", finalizou.
A entrega de água por caminhões-pipas iniciou a partir da manhã de hoje e a população irá poder saber o local e o horário em que os caminhões irão chegar através de carros de som. Os bairros que contarão com o serviço de distribuição são: Aprígio Vilela, Eustáquio Gomes e Santa Maria.
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
