Maceió

Medida paliativa: Caminhões-pipas irão fornecer água para população de bairros afetados

A decisão foi tomada após uma reunião realizada devido ao protesto de moradores do conjunto Aprígio Vilela nesta quarta-feira (10)

Por 7Segundos com Cidade Alerta 10/11/2021 19h07 - Atualizado em 10/11/2021 20h08
Medida paliativa: Caminhões-pipas irão fornecer água para população de bairros afetados
Falta de água - Foto: istockphoto

Após o protesto contra a falta d'água no conjunto Aprígio Vilela realizado na tarde desta quarta-feira (10) na Ecovia Norte, em Jacarecica, uma reunião foi realizada com a presença da equipe de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar em conjunto com representantes das comunidades afetadas e do Ministério Público de Alagoas (MPAL). O objetivo do encontro era chegar em uma solução para acabar com escassez na região da parte alta de Maceió.

O sub-diretor do Gerenciamento de Crises da PM, Diogo Perdigão, informou que o balanço do encontro "foi bastante positivo". "Nós tivemos uma reunião com a presença das duas empresas [Casal e BRK] que ainda estão operando na questão do abastecimento da água aqui em Maceió e na Região Metropolitana", disse. A Casal é responsável pela captação da água e a BRK fica com a parte da distribuição para os consumidores finais.

De acordo com Perdigão, os representantes das empresas ouviram os relatos dos moradores das comunidades que estão sendo afetadas pela falta do recurso e apresentaram um plano de ação para a normalização do sistema. "Nós temos algumas atitudes que estão sendo tomadas por as duas empresas para atender emergencialmente essas unidades consumidoras com o fornecimento de carros-pipas e algumas caixas d'água em pontos nessas comunidades para realizar o abastecimento emergencialmente", relatou. Apesar das decisões tomadas durante a reunião, o sub-diretor tem consciência de que as ações tomadas não é o suficiente, mas afirma que "é um paliativo até que seja resolvido".

Prazos foram definidos durante o encontro para que as empresas solucionem o problema.

O diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, esteve presente durante a discussão representando a empresa e explicou o motivo da falta d'água na região. Ele ainda destacou que a empresa privada de saneamento assumiu a distribuição da água há poucos meses e que os problemas de infraestrutura também são resultados da gestão anterior.

Dantas informou que as empresas estão trabalhando juntas nesse momento para solucionar este problema. "Estamos estudando junto com a Casal para desenvolver uma solução definitiva para o Sistema Aviação, que é aquele que está mais necessitado de melhorias neste momento e é ele que vem gerando esse desabastecimento para alguns bairros, como o Eustáquio Gomes e o Santa Maria", frisou.

A falta de água na região se deve a um problema de vazamento na adutora de água tratada que já havia sido reparado após apresentar um problema no dia 10 de outubro. Apesar da ação ter reestabelecido o sistema, a alta demanda e a vazão acabaram ocasionando em uma nova ruptura da tubulação, que também foi reparado.

Hebert Dantas afirma que a BRK está trabalhando para fazer a manutenção nos equipamentos através de reparos e para desenvolver uma solução definitiva para que o problema não volte a acontecer novamente.

"Temos a expectativa de resolver o problema entre 30 e 45 dias; até que isso ocorra, iremos disponibilizar caminhões-pipas para os serviços essenciais e também para a população. Nós criamos um comitê de crise interno da BRK, onde será disponibilizado um telefone específico para os líderes comunitários dessas áreas para que a gente possa ir recebendo os feedbacks se a solução paliativa está sendo efetiva ou não", finalizou.

A entrega de água por caminhões-pipas iniciou a partir da manhã de hoje e a população irá poder saber o local e o horário em que os caminhões irão chegar através de carros de som. Os bairros que contarão com o serviço de distribuição são: Aprígio Vilela, Eustáquio Gomes e Santa Maria.