Paciente renal pede ajuda para realizar cirurgia urgente em Maceió
Luís Alberto teve procedimento cancelado duas vezes
Luís Alberto está fazendo um apelo à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) para conseguir uma cirurgia com urgência. O jovem possui dois cálculos renais entre um dos rins e a bexiga desde maio deste ano: um com 0,8 cm e o outro com 1 cm.
Os médicos o informaram que a única solução é o procedimento já que as pedras não têm como passar pelo canal da uretra. Caso contrário, ele pode perder o rim, entre outras complicações.
Luís informou que foi encaminhado pela Defensoria Pública à SMS. Ele procurou o SUS para realizar a cirurgia, mas o pedido foi desmarcado duas vezes. A primeira cirurgia seria no dia 1º de setembro, por faltas de leito por conta da covid-19. A segunda, segundo ele, foi cancelada por causa de dívidas do órgão da saúde com a Santa Casa e o Sistema Pro-Hosp. Ele foi informado que não há previsão para a cirurgia.
As crises decorrentes da doença estão prejudicando sua vida pessoal e profissional. “A crise, quando dá, é forte. A medicação também é forte, não é barata e o SUS não me dá nada. Eu que tenho que comprar”, disse.
Em nota, a SMS disse que Luís não consta na lista de espera apresentada pela Santa Casa à Defensoria Pública. O órgão comunicou que a lista foi consolidada após triagem sobre os procedimentos que ficaram represados devido à pandemia. De acordo com o termo firmado com a Defensoria pública, os casos apresentados foram verificados pela origem e regulação para execução conforme a competência financeira e o teto programado pela Secretaria.
Ainda segundo o órgão, em outubro deste ano, a SMS informou ao MPE o cronograma de pagamento de débitos e que quatro meses são referentes à gestão passada. A execução do cronograma foi programada para iniciar na primeira quinzena de novembro.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
