Paciente renal pede ajuda para realizar cirurgia urgente em Maceió
Luís Alberto teve procedimento cancelado duas vezes
Luís Alberto está fazendo um apelo à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) para conseguir uma cirurgia com urgência. O jovem possui dois cálculos renais entre um dos rins e a bexiga desde maio deste ano: um com 0,8 cm e o outro com 1 cm.
Os médicos o informaram que a única solução é o procedimento já que as pedras não têm como passar pelo canal da uretra. Caso contrário, ele pode perder o rim, entre outras complicações.
Luís informou que foi encaminhado pela Defensoria Pública à SMS. Ele procurou o SUS para realizar a cirurgia, mas o pedido foi desmarcado duas vezes. A primeira cirurgia seria no dia 1º de setembro, por faltas de leito por conta da covid-19. A segunda, segundo ele, foi cancelada por causa de dívidas do órgão da saúde com a Santa Casa e o Sistema Pro-Hosp. Ele foi informado que não há previsão para a cirurgia.
As crises decorrentes da doença estão prejudicando sua vida pessoal e profissional. “A crise, quando dá, é forte. A medicação também é forte, não é barata e o SUS não me dá nada. Eu que tenho que comprar”, disse.
Em nota, a SMS disse que Luís não consta na lista de espera apresentada pela Santa Casa à Defensoria Pública. O órgão comunicou que a lista foi consolidada após triagem sobre os procedimentos que ficaram represados devido à pandemia. De acordo com o termo firmado com a Defensoria pública, os casos apresentados foram verificados pela origem e regulação para execução conforme a competência financeira e o teto programado pela Secretaria.
Ainda segundo o órgão, em outubro deste ano, a SMS informou ao MPE o cronograma de pagamento de débitos e que quatro meses são referentes à gestão passada. A execução do cronograma foi programada para iniciar na primeira quinzena de novembro.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
