Paciente renal pede ajuda para realizar cirurgia urgente em Maceió
Luís Alberto teve procedimento cancelado duas vezes
Luís Alberto está fazendo um apelo à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) para conseguir uma cirurgia com urgência. O jovem possui dois cálculos renais entre um dos rins e a bexiga desde maio deste ano: um com 0,8 cm e o outro com 1 cm.
Os médicos o informaram que a única solução é o procedimento já que as pedras não têm como passar pelo canal da uretra. Caso contrário, ele pode perder o rim, entre outras complicações.
Luís informou que foi encaminhado pela Defensoria Pública à SMS. Ele procurou o SUS para realizar a cirurgia, mas o pedido foi desmarcado duas vezes. A primeira cirurgia seria no dia 1º de setembro, por faltas de leito por conta da covid-19. A segunda, segundo ele, foi cancelada por causa de dívidas do órgão da saúde com a Santa Casa e o Sistema Pro-Hosp. Ele foi informado que não há previsão para a cirurgia.
As crises decorrentes da doença estão prejudicando sua vida pessoal e profissional. “A crise, quando dá, é forte. A medicação também é forte, não é barata e o SUS não me dá nada. Eu que tenho que comprar”, disse.
Em nota, a SMS disse que Luís não consta na lista de espera apresentada pela Santa Casa à Defensoria Pública. O órgão comunicou que a lista foi consolidada após triagem sobre os procedimentos que ficaram represados devido à pandemia. De acordo com o termo firmado com a Defensoria pública, os casos apresentados foram verificados pela origem e regulação para execução conforme a competência financeira e o teto programado pela Secretaria.
Ainda segundo o órgão, em outubro deste ano, a SMS informou ao MPE o cronograma de pagamento de débitos e que quatro meses são referentes à gestão passada. A execução do cronograma foi programada para iniciar na primeira quinzena de novembro.