Live discute atendimento especializado em casos de violência contra a mulher
Iniciativa do Creas Santa Lúcia marca o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

O dia 25 de novembro é dedicado, em todo o mundo, ao combate à violência contra a mulher. Para marcar a data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia vai promover, na próxima sexta-feira (19), uma live, abordando a acolhida e o atendimento em rede às mulheres em situação de violência. A transmissão será realizada pela plataforma Google Meet, com uma hora e meia de duração, das 14h às 15h30.
A psicóloga, Regina Japiá, é psicóloga clínica da saúde perinatal da Universidade de Ciências da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e especialista em impactos da violência na Saúde. Além dela, guiará a conversa a assistente social do Creas Santa Lúcia, Márcia Cristina Souza. A mediação será feita pela também assistente social do Centro de Referência, Julianna Sutareli.
Uma das organizadoras da live, a assistente social Márcia dos Anjos revela que a intenção do debate é abordar o papel dos serviços oferecidos pela rede de atendimento à mulher vítima de violência. Ela explica que o conhecimento de cada serviço oferecido contribui para fortalecer a rede e mobilizar os agentes que atuam na articulação dos atendimentos e encaminhamentos que são realizados na identificação e acolhida da mulher em situação de violência.
“Nesse sentido, a proposta da live é fazer referência ao papel do Creas no enfrentamento às situações de violação de direitos e, mais especificamente, em relação à violência contra a mulher”, informa Márcia.
Os Creas
Maceió possui cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social. O atendimento é realizado tendo em vista a distribuição destes equipamentos da nos territórios e na abrangência da população assistida. Sendo assim, na capital, funcionam os Creas Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca, Poço e Orla Lagunar.
Cada unidade oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos, conhecido como Paefi. Atendimentos às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos estão entre os serviços ofertados. São eles: violência física, psicológica e negligência, violência sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção, situação de rua, abandono, exploração do trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou etnia.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Arapiraca conquista 1º lugar no Nordeste em prêmio nacional de gestão fiscal

Entenda o motivo da transferência dos destroços de avião que caiu em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
