Quilombola assistida pela Emater utiliza parte da renda para investir no artesanato
Valdirene Maria divide tempo entre as tarefas do dia a dia e o artesanato
“Através do fomento pude comprar mais material. A cada dia que passa me empolgo mais com a possibilidade de crescer e propagar minha arte para o mundo”. Essas são as palavras da artesã quilombola, Valdirene Maria, residente na comunidade Quilombo do Caboclo, no município de São José da Tapera.
Por meio de programas sociais desenvolvidos com esses grupos, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável Rural de Alagoas (Emater) presta assistência à população. Apesar de não ser agricultora, Valdirene é beneficiada pelo programa de Fomento às Atividades Rurais, por meio da comunidade.
Graças ao projeto, ela tem conseguido realizar seus sonhos, fortalecendo produção do artesanato e expandindo a comercialização dos produtos, por meio da participação em feiras locais, regionais e estaduais. Valdirene é uma liderança na comunidade quilombola, e seu trabalho busca inspirações nas próprias raízes e na de seu povo.
“Busco trabalhar com matérias-primas como a fibra da bananeira, sementes de mulungu e a cabaça. Crio quadros, bonecas de pano, fuxicos e pesos de porta. Sempre tento transformar o meu cotidiano em arte, e a Emater me incentivou bastante, tanto pela melhoria de renda, quanto pela expansão dos meus produtos. Novas portas se abriram para que pudesse expor minha arte e, através do fomento, pude comprar mais material”, relatou Valdirene.
Visando a melhoria de vida da artesã, a assessoria técnica de extensão rural da Emater impulsionou a integração da artesã na Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera e Região (Coopcaf), onde participa do espaço de “Vitrine Viva” no município.
“O artesanato faz com que ela consiga agregar valor e reconhecimento de sua cultura, sempre inspirada na historia do seu quilombo. Trabalhando com foco na sustentabilidade, a Valdirene é um exemplo de mulher, de liderança e de força”, afirmou a técnica da Emater, Eliane Vieira.
Entre os dias 2 e 4 de dezembro, Valdirene também vai participar da Expocabra em São José da Tapera, onde haverá comercialização de seus produtos artesanais.

Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
