Quilombola assistida pela Emater utiliza parte da renda para investir no artesanato
Valdirene Maria divide tempo entre as tarefas do dia a dia e o artesanato
“Através do fomento pude comprar mais material. A cada dia que passa me empolgo mais com a possibilidade de crescer e propagar minha arte para o mundo”. Essas são as palavras da artesã quilombola, Valdirene Maria, residente na comunidade Quilombo do Caboclo, no município de São José da Tapera.
Por meio de programas sociais desenvolvidos com esses grupos, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável Rural de Alagoas (Emater) presta assistência à população. Apesar de não ser agricultora, Valdirene é beneficiada pelo programa de Fomento às Atividades Rurais, por meio da comunidade.
Graças ao projeto, ela tem conseguido realizar seus sonhos, fortalecendo produção do artesanato e expandindo a comercialização dos produtos, por meio da participação em feiras locais, regionais e estaduais. Valdirene é uma liderança na comunidade quilombola, e seu trabalho busca inspirações nas próprias raízes e na de seu povo.
“Busco trabalhar com matérias-primas como a fibra da bananeira, sementes de mulungu e a cabaça. Crio quadros, bonecas de pano, fuxicos e pesos de porta. Sempre tento transformar o meu cotidiano em arte, e a Emater me incentivou bastante, tanto pela melhoria de renda, quanto pela expansão dos meus produtos. Novas portas se abriram para que pudesse expor minha arte e, através do fomento, pude comprar mais material”, relatou Valdirene.
Visando a melhoria de vida da artesã, a assessoria técnica de extensão rural da Emater impulsionou a integração da artesã na Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera e Região (Coopcaf), onde participa do espaço de “Vitrine Viva” no município.
“O artesanato faz com que ela consiga agregar valor e reconhecimento de sua cultura, sempre inspirada na historia do seu quilombo. Trabalhando com foco na sustentabilidade, a Valdirene é um exemplo de mulher, de liderança e de força”, afirmou a técnica da Emater, Eliane Vieira.
Entre os dias 2 e 4 de dezembro, Valdirene também vai participar da Expocabra em São José da Tapera, onde haverá comercialização de seus produtos artesanais.

Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
