Mais de 130 usuários já foram atendidos pelo Samu após a implantação do AVC Dá Sinais
Doença é a segunda maior causa de mortes no Brasil; assistência ágil reduz sequelas e óbitos

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS). Só no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foram atendidos 131 casos entre transferências hospitalares e atendimentos primários, desde que o Programa AVC Dá Sinais foi lançado, em agosto deste ano, para responder mais ágil e de maneira mais eficiente a estes casos.
Para identificar um AVC, algumas atividades podem ser realizadas para auxiliar a apontar os sintomas e agilizar o socorro. Uma pessoa acometida pelo problema vai ter dificuldade para levantar os braços, para falar, paralisia parcial do rosto e pode, ainda, perder parcialmente a consciência.
AVC Dá Sinais
- Lançado em agosto deste ano, a iniciativa, pioneira em todo o país, tornou Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o AVC. O programa coloca uma rede de assistência para a doença à disposição dos alagoanos, conectando o Samu e várias unidades de saúde através do aplicativo de telemedicina Join.
Este sistema facilita o compartilhamento de informações médicas entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado. Entre o lançamento do programa, em 23 de agosto deste ano, e o começo de novembro, 338 pacientes inseridos no AVC Dá Sinais foram registrados e tiveram o diagnóstico definido com auxílio do aplicativo Join. Antes da implantação do sistema, no primeiro semestre de 2021, 419 pacientes com este quadro foram socorridos pelo Samu em Alagoas.
Quando acionar o Samu
- O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes de casos suspeitas de AVC, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
