Brasil

Marx Beltrão comenta sobre o vale-gás e critica PPI adotada pela Petrobras

O deputado federal participou do programa de rádio Na Mira da Notícia desta quarta-feira (24)

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 24/11/2021 21h09
Marx Beltrão comenta sobre o vale-gás e critica PPI adotada pela Petrobras
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

O presidente nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), deputado federal Marx Beltrão (PSD), participou do Na Mira da Notícia desta quarta-feira (24) e comentou sobre a inflação, o programa vale-gás e o preço dos combustíveis.

Vale-gás

Com a alta inflação, Marx Beltrão é um dos principais apoiadores da criação do programa. Ele vem acompanhando o desenvolver do projeto de perto após promessas não cumpridas. "O governo federal prometeu ao povo brasileiro, inclusive, o ministro Paulo Guedes anunciou isso publicamente em abril do primeiro ano de governo, que, dentro de dois anos, o gás baixaria pela metade", disse.

O deputado federal lamentou o fato de que o governo não tenha conseguido atingir a meta previamente proposta já que, na época, o gás custava em torno de R$ 60: "hoje era para o gás estar custando em torno de R$ 30 e o que a gente está vendo é muito ao contrário".

"Eu incentivei muito e apoiei essa questão do vale-gás, que já foi aprovada aqui no congresso, foi uma articulação muito grande, e já foi sancionada. A luta agora é para que o governo comece a pagar o vale-gás o quanto antes para o povo que precisa possa ter um auxílio para poder comprar um botijão de gás", destacou complementando que não se pode admitir que 30% da população brasileira use lenha ao invés do recurso.

Combustíveis

Quanto ao preço alto dos combustíveis, Beltrão afirma que o problema começou lá atrás enquanto o ex-presidente Michel Temer governava.

Ele explica que "em 2016 foi instituída na Petrobras a PPI, que é a Política de Paridade e Importação, ou seja, todo o produto que aqui consumimos de petróleo e de gás, como o gás de cozinha, a gasolina e o diesel, o preço é atrelado ao dólar". Segundo ele foi essa política implantada pela Petrobras há 5 anos atrás que fez com que o preço dos produtos disparasse em alta de lá para cá.

A solução, de acordo com o deputado, é o governo mudar a política de preço da empresa responsável. "Mesmo se todos os governadores zerarem o ICMS o combustível irá continuar subindo. Só esse ano a Petrobras subiu o combustível doze vezes. Ou o governo tem coragem de mudar essa política, ou a inflação vai continuar subindo", pontuou.

Fazendo críticas incisivas, o presidente da FrenTur destaca que "a Petrobras está fazendo uma política apenas defendendo o interesse dos acionistas; e a maioria dos acionistas são bancos, são estatais, inclusive bancos privados".

"A Petrobras tem que trabalhar o seu caráter social, mudando a PPI e fazendo como era antes. O preço do produto que é produzido no Brasil, já que somos um país autossuficiente em petróleo e em gás, deve ser vendido em real e não em dólar. Não da para a gente aceitar que a Petrobras continue com essa política", finalizou.

Marx Beltrão e outros parlamentares estão cobrando uma postura mais incisiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).