Vigilância apreende mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo na capital
Produtos foram recolhidos durante fiscalizações realizadas no fim de semana

Em mais uma ação de fiscalização pelos bairros de Maceió, a Vigilância Sanitária apreendeu 1.600 kg de alimentos perecíveis impróprios para o consumo humano. O trabalho aconteceu sábado (27) e domingo (28) em feiras livres, laticínios, supermercados e frigoríficos, localizados nos bairros Jacintinho, Serraria e Benedito Bentes.
Nas fiscalizações, o órgão percorreu, em média, 20 estabelecimentos da cidade para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Dentre as apreensões, estiveram queijos, leite, frango, salsicha, mortadela, carnes e calabresa que apresentaram irregularidades como data de validade vencida ou adulterada e higienização precária.
Todos os estabelecimentos onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e receberam multa de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário da cidade, situado no bairro do Benedito Bentes.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, afirma que, apesar do intenso trabalho realizado nos últimos meses pelos fiscais do órgão, muitos negócios ainda têm apresentado sérias inconformidades com as normas da Visa.
“Durante nossas fiscalizações, temos flagrado muitas irregularidades nos estabelecimentos visitados. Nesse fim de semana, em um único negócio, chegamos a recolher cerca de 500 quilos de produtos estragados que estavam colocando em risco a saúde dos maceioenses que compravam no local. Por isso, precisamos que a população redobre os cuidados ao escolher os locais onde vão adquirir seus alimentos,” alertou Airton.
O chefe da Vigilância pede, ainda, para que as pessoas procurem estabelecimentos que possuam o selo de qualidade Pode Comprar Aqui, distribuído pelo órgão aos locais que funcionam de acordo com as exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
“O local que possui o selo de qualidade foi criteriosamente avaliado pelos nossos fiscais e, por isso, asseguramos que é um estabelecimento que oferece produto de qualidade à população”, destacou.

Os maceioenses podem contribuir com o trabalho da Visa e denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causem risco à saúde da comunidade. Para isso, basta ligar no 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou entrar em contato pelo WhastApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
Últimas notícias

Câmara Municipal retorna os trabalhos nesta terça-feira (19), com sessões online

Polícia investiga estupro coletivo contra jovem encontrada morta nua em Ubatuba-SP

Dino decide que leis estrangeiras não valem automaticamente no Brasil

Trump sinaliza possível acordo sobre garantias de segurança para a Ucrânia após reunião com Zelensky

Funasa apresenta editais de saneamento a prefeitos alagoanos em reunião na AMA

Jovem fica ferido ao praticar 'morcegamento' em ônibus na Região Metropolitana do Recife
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
