Rodrigo Cunha pede que Comissão do Senado apure deficiência nos serviços da BRK Ambiental
Empresa oteve a concessão dos serviços de distribuição de água na capital de Alagoas e em mais 12 municípios
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) deixou claro sua vontade para que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal apure as condições, a qualidade dos serviços prestados, os porquês da falta de água em bairros da região metropolitana de Maceió, entre outro quesitos que envolvem a concessão dos serviços de distribuição de água à empresa BRK Ambiental.
Rodrigo Cunha pediu à CTFC a realização de “diligência externa acerca da privatização do serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto da capital alagoana em Maceió”. Na prática, além dos trabalhos da Comissão se voltarem a apurar o assunto in loco, uma audiência da própria CTFC deverá trazer a Comissão à cidade para discutir o tema. No requerimento (Req 20/2021), Cunha também afirma querer debater as “futuras concessões pretendidas pelo Governo de Alagoas”, se tratando de serviços públicos prestados à sociedade local.
Um trecho do requerimento assinado por Rodrigo Cunha ressalta que “a concessão desses serviços é algo vital para garantir o acesso à água e esgoto com eficiência e qualidade. A BRK Ambiental venceu o leilão de serviços públicos de saneamento, com meta de universalizar o abastecimento de água em 13 cidades da região metropolitana de Maceió (AL) no prazo de seis anos. Esse foi o primeiro leilão do setor sob as regras do novo Marco Legal do Saneamento. No entanto, a falta de água na parte alta da capital Alagoana, notadamente em bairros como populoso bairro do Eustáquio Gomes, por exemplo, demonstra o descaso das instituições do governo do estado e de sua autarquia reguladora (a ARSAL), além da empresa concessionária”, a BRK.
“O retrocesso exposto por este desserviço, portanto, contraria a ininterrupção inerente ao serviço essencial de fornecimento de água e vai de encontro às próprias ‘diretrizes nacionais para o saneamento básico’, previstas na Lei n. 11.447/2005, norma que também compõe o Marco Regulatório do Saneamento Básico”, prossegue o documento protocolado por Rodrigo Cunha. Diante do requerimento, que deverá ser analisado em breve pela CTFC, serão acionados para dar explicações organismos como a presidência da BRK Ambiental, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), entre outros.
Apenas dois meses após privatização, em agosto deste ano, BRK Ambiental anunciou aumento das contas de água e esgoto. Aprovado pela Arsal, as tarifas dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió tiveram reajuste de 8,085% a partir de 1° de outubro. A justiça alagoana suspendeu liminarmente o reajuste após ação judicial impetrada por Rodrigo Cunha, pelo deputado estadual Davi Maia (DEM) e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB), a qual também contou com apoio do prefeito JHC (PSB). Entretanto, nova resolução da Agência voltou a aprovar o aumento na tarifa cobrada aos alagoanos.
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
