Cidades

Moradores denunciam água barrenta e com mau cheiro em abastecimento da BRK

Residentes do Conjunto Santa Maria ficaram indignados com a qualidade do líquido oferecido pela empresa

Por 7Segundos 02/12/2021 18h06 - Atualizado em 03/12/2021 14h02
Moradores denunciam água barrenta e com mau cheiro em abastecimento da BRK
Moradores denunciam água barrenta e com mau cheiro em abastecimento da BRK - Foto: Cortesia

"Cheiro de mijo de rato", essa é a reação de uma moradora ao receber a água de um carro-pipa da BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento em Maceió e na Região Metropolitana, após vencer o leilão de privatização.

O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (02) no Conjunto Santa Maria, parte alta de Maceió. No vídeo, um dos moradores reclama da cor da água, visivelmente barrenta, e do forte mau cheiro do líquido. As imagens da denúncia foram enviadas exclusivamente ao portal 7Segundos.

"E pior que soube agora que essa água veio para uma acamada, uma pessoa idosa acamada", conta uma moradora em um áudio recebido com exclusividade pelo portal 7Segundos.

"A gente não sabe a qualidade da água. Não tem como dizer que é tratada", diz um morador no vídeo, que ainda reclama da quantidade disponibilizada pela empresa privada (18 mil litros) para abastecer toda a comunidade.

A transportadora contratada pela BRK para realizar a entrega da água foi a M&P. Ao todo foram seis vídeos enviados para a nossa reportagem. Confira o compilado das imagens a seguir.

Vale lembrar que, na manhã de hoje, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) constatou a insuficiência da BRK Ambiental em atender a demanda da região, durante fiscalização em quatro pontos, que estão sendo abastecidos com carros-pipa e caixas d’água. O serviço que deve ser ofertado no local em razão dos problemas ocorridos na adutora do Catolé.

O promotor de Justiça, Max Martins, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, disse que diante das comprovações, serão adotadas medidas urgentes na busca de solucionar o problema. Ele também destacou que os consumidores não devem pagar as contas de água que chegarão em suas residências.

Confira o posicionamento oficial da BRK na íntegra:

"A BRK informa que todos os caminhões-pipa disponibilizados para o atendimento emergencial da população são abastecidos com água tratada do sistema produtor da Casal. Na situação pontual identificada nessa quinta-feira (2), o caminhão-pipa da terceirizada M&P Transportes foi abastecido em um ponto de reservatório que não estava sendo utilizado há algum tempo - nestes casos, o procedimento padrão é o descarte do volume de água inicial, que geralmente vem com turbidez. Por uma falha de um funcionário da empresa contratada, o procedimento não foi realizado antes de abastecer o veículo em questão.

Ao tomar conhecimento do fato, a BRK prontamente suspendeu todo o abastecimento temporariamente, realizou a inspeção dos veículos, corrigiu a situação junto ao prestador de serviço e encaminhou um novo caminhão-pipa para o local programado."