Geral

Jornalistas da Rede Antena 7 conquistam prêmio Sinturb de Jornalismo

Abidias Martins e Elen Cipriano ganharam o primeiro trófeu da casa

Por 7Segundos 03/12/2021 11h11 - Atualizado em 03/12/2021 11h11
Jornalistas da Rede Antena 7 conquistam prêmio Sinturb de Jornalismo
Elen Cirpiano e Abidias Martins com o troféu Sinturb - Foto: 7Segundos

A Rede Antena 7 conquistou o seu primeiro prêmio jornalístico na categoria radiojornalismo no 2º Prêmio Sinturb de Jornalismo, na noite desta quinta-feira (1). A premiação aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió, onde as melhores reportagens sobre o transporte público de Alagoas foram contempladas.

Com a radioreportagem “Assédio sexual no transporte público: quais as ações que estão sendo feitas para mudar esse cenário em Maceió? ”, os jornalistas Abidias Martins e Elen Cipriano conquistaram o primeiro troféu da casa, no primeiro ano da empresa.

Na visão de Elen Cipriano, recém-formada no curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o problema do assédio sexual é um debate que ocorre a nível nacional.

“Nossa pauta abordou sobre o assédio sexual no transporte público de Maceió, em que mostramos um pouco de como os órgãos responsáveis pelos coletivos estão fazendo para contornar esta terrível realidade presente não somente em nossa cidade, como em todo o Brasil”, disse.

Conforme pontuou Abidias Martins, essa é uma problemática que precisa ser discutida. “É muito importante falar sobre assédio sexual nos ônibus coletivos. A mulher, em muitos casos, tem medo de denunciar, mesmo sendo vítima do abuso. Quando mais informações, mais esclarecimentos, mais denúncias e menos impunidade”, explicou.
A ideia da matéria surgiu por iniciativa própria de Elen, que pensou a respeito da pauta durante uma conversa amigável com Abidias, onde lembrou de caso de assédio sexual ocorrido nos coletivos de Maceió, no bairro do Benedito Bentes.

A sua motivação para informar a população sobre esta problemática surgiu também de suas vivências enquanto mulher.

“Por ser mulher e utilizar o transporte público, sinto na pele esse medo que é, infelizmente, comum na maioria das passageiras. Quantas vezes ficamos com medo de entrar em um ônibus somente com homens, ou quando está vazio, de ficar sozinha no ponto de ônibus, de descer num ponto de ônibus distante de casa, entre outras situações”, questionou.

Com a vitória de ambos, a Rede Antena 7 ganha mais um destaque no radiojornalismo local, ocupando o 1º e o 2º lugar do prêmio Sinturb de Jornalismo com duas matérias transmitidas pela empresa.

Para Abidias, o sentimento é de felicidade e realização pessoal. “Me sinto muito feliz de fazer parte de um grupo aguerrido e comprometido com o bom jornalismo. Acredito que a Rede Antena 7 vai crescer muito, pois tem no DNA a busca pela excelência no rádiojornalismo. O que me motiva é trabalhar para ajudar as pessoas contribuindo para as necessidades delas”, comentou.