Prefeitura orienta sobre prazos para autorização de festas de fim de ano
Alvará de evento somente é emitido pela Semscs após a aprovação do projeto e da autorização demais órgãos municipais e estaduais
Com a chegada do último mês do ano, o número de solicitações para a realizações de eventos aumentam na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Sejam eles eventos religiosos, esportivos, réveillons ou culturais, os responsáveis precisam do alvará de evento, emitido pela Semscs, para que a ação possa ser realizada legalmente.
Os interessados em realizar um evento devem abrir um processo, com 15 dias de antecedência a data de realização, no setor de protocolo da Secretaria, localizada na Rua Alexandre Passos, em Jaraguá. Na solicitação deve constar a área que será ocupada, o tipo de evento, a data, a hora, estrutura que será utilizada e um croqui do evento.
De acordo com Ana Macedo, coordenadora de análise e licenciamento de Eventos, Publicidade e Utilização Sonora da Semscs, após essa etapa, fiscais de posturas da Semscs vão até o local para realizar uma vistoria.
“In loco, os agentes da Secretaria analisam se aquele espaço, indicado pelos organizadores, tem condições para receber o evento. Com o despacho do fiscal autorizando o pedido, uma lista de documentos é emitida para que órgãos municipais e estaduais deem anuência ao evento”, disse a coordenadora.
São esses órgãos vão regular o evento e dependendo do tipo de evento e da quantidade de pessoas, é necessária a anuência da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), por exemplo.
O secretário da Semscs, Thiago Prado, ressalta que é de suma importância que o prazo de 15 dias seja cumprido pelos responsáveis aumento da demanda nesse período do ano e sem o alvará o evento não poderá ser realizado.
“É por meio dessas ações que conseguimos manter uma melhor organização da cidade e garantir que aquele evento está sendo realizado com segurança. Reforçamos que os eventos realizados em área pública ou em área particular sem a devida autorização da prefeitura, corre o risco ser embargado no momento da sua realização. Então, é importante que todos os prazos sejam cumpridos para não haver prejuízo aos organizadores”, explicou o secretário.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
