É fato: HGE passou atender apenas casos de emergência; em casos de urgência as UPAs devem ser procuradas
Entenda a diferença entre urgência e emergência e saiba onde ir em cada situação
Vários sites de notícias veicularam que o Hospital Geral do Estado (HGE) passou a atender apenas casos de emergência. A informação é verdadeira. Desde o fim de novembro, a Secretaria de Saúde Alagoas (Sesau) realizou a mudança no sistema de atendimento e os casos de urgência agora são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Por 40 anos, a maior unidade hospitalar do Estado recebeu pacientes com todos os tipos de patologias, mas agora, com diversas novas unidades de saúde entregues à população e com o objetivo de organizar a Rede de Saúde Pública e desafogar o HGE, a Sesau realizou alterações na porta de entrada da urgência. Desde o dia 26 de novembro, os pacientes em casos de urgência são redirecionados para as UPAs.
A partir de então, deve-se procurar o HGE em casos de emergência, quando a situação implica em risco de morte iminente. São exemplos de casos emergenciais: agressões físicas, acidentes de trânsito, choques elétricos graves, picada ou mordida de animais peçonhentos, forte sangramento, dor forte no peito, dificuldade respiratória, intoxicação, sangue no vômito, na urina ou nas fezes, grave reação alérgica, febre alta permanente e convulsões.
Para aperfeiçoar o atendimento, ao chegar na unidade hospitalar, o usuário passará pela Classificação de Risco, na Área Azul, que vai direcioná-lo para o atendimento emergencial ou orientá-lo a procurar a unidade mais adequada para o atendimento de urgência.
Em casos de urgência, como fraturas, deslocamento, torções, crise de asma brônquica, transtornos psiquiátricos, dor abdominal moderada, febre maior que 38 graus há pelo menos 48 horas, mais de um episódio de vômito em até 12 horas, o paciente deve se dirigir imediatamente a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Esses casos são considerados de urgência, pois não apresentam risco de morte imediata, mas podem evoluir para complicações mais graves caso não haja atendimento médico em tempo hábil.
Funcionam na capital as UPAs dos bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jaraguá, Trapiche e Benedito Bentes. A UPA de Chã da Jaqueira está sendo construída e deve ser inaugurada no início de 2022.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca a importância da mudança. “O HGE recebeu um importante reforço com a chegada das novas UPAS, que atendem quase duas mil pessoas por dia. Pensando no bem-estar da população e de uma melhor resolutividade nos atendimentos, iniciamos uma transição na porta de atendimento de urgência e é muito importante que a população entenda quais os atendimentos são exclusivos das UPAS para que o HGE fique destinado ao atendimento de pacientes de emergência”, pontuou o secretário.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
