Organização é a base para quem quer crescer financeiramente em 2022, explica educadora financeira
Thayse Climaco falou sobre o assunto

A organização é a base para quem quer crescer financeiramente no próximo ano. Com essa organização é possível conhecer o custo de vida e entender os movimentos de entrada e saídas de dinheiro. E por qual motivo isso é importante? A educadora financeira Thayse Climaco explica.
Thayse é administradora, especialista em finanças pela FGV. Atualmente é educadora financeira e mentora em finanças pessoais para mulheres.
Segundo a educadora financeira, não aprendemos nas escolas a cuidar do dinheiro e nem a fazer escolhas assertivas em relação às finanças. E isso pode gerar alguns problemas.
Um exemplo disso é que mais de 58 mil famílias de Maceió estão endividadas, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).
A educadora financeira Thayse Climaco explica que muitos dos erros que cometemos levam ao descontrole dos gastos, endividamento ou falta de dinheiro no fim do mês. Segundo ela, isso vem a partir de comportamentos e ações repetidas por anos.
E será que é possível se organizar para deixar esse endividamento de lado?
A educadora financeira diz que sim. De acordo com Thayse, a organização é a base.
“Dentro do processo de organização financeira, a pessoa consegue conhecer seu custo de vida, entender os movimentos de entrada e saídas de dinheiro. Há também um levantamento preciso de dívidas e a estruturação do seu orçamento mensal. O orçamento bem estruturado é extremamente necessário para um planejamento financeiro. Objetivos e metas só serão alcançados se forem condizentes com a realidade financeira da pessoa”, explica.
Ela reforça que no planejamento prevê a falta de recursos e se antecipa, assim como libera recursos também.
E para quem encerrou 2021 com dívidas, como se organizar?
Thayse comenta que quem encerrou o ano com dívidas deve entender que há uma saída, mas que ela precisa ser pensada e planejada. E alerta que negociações aleatórias não são a solução ideal. “Com um bom planejamento e com tempo se consegue uma solução”.
Para que esse planejamento seja feito da melhor forma possível é necessário que se tenha ajuda de uma especialista para que as pessoas cuidem das suas finanças de forma prática.
“Como educadora financeira, meu trabalho é treinar as pessoas para que sejam capazes de cuidar das suas finanças de uma forma leve e prática. Com o método aprende e aplica que desenvolvi e com uma mudança de mentalidade”, conclui.
Últimas notícias

Semed Maceió abre 200 vagas de estágio para estudantes de Pedagogia

'Aqui tem lei', diz Cabo Bebeto ao registrar BO contra líder de invasão de fazenda produtiva em Arapiraca

Polícia investiga caso de motorista por aplicativo morto dentro carro em Rio Largo

Prefeitura de Maragogi lança REFIS 2025 com até 100% de desconto em juros e multas

PT vai pedir suspensão imediata do mandato de Eduardo Bolsonaro

Emma Watson é proibida de dirigir por seis meses após infração por excesso de velocidade
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
