Agricultura

Emater realizou mais de 175 mil atendimentos aos agricultores familiares em 2021

As ações da Emater beneficiaram 35 mil produtores em 83 municípios

Por Ascom Emater 05/01/2022 14h02
Emater realizou mais de 175 mil atendimentos aos agricultores familiares em 2021
Emater realizou mais de 175 mil atendimentos aos agricultores familiares em 2021 - Foto: Ascom Emater

No ano de 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) realizou mais de 175 mil atendimentos aos agricultores familiares no estado. As ações da Emater beneficiaram 35 mil produtores em 83 municípios.

Entre os principais programas executados estavam o Fomento às Atividades Produtivas Rurais; distribuição de sementes, por meio do Planta Alagoas; bovinocultura de leite; produção agropecuária no semiárido alagoano; Lagos do São Francisco; organizações sociais e produtivas; comercialização de produtos da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Garantia Safra; e a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), popularmente conhecida como DAP.

Os resultados desses programas foram apresentados no último dia 7 de dezembro, durante o V Seminário de Avaliação das Bolsas de Extensão Tecnológica, Técnica e de Apoio à Pesquisa, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Todos os 79 técnicos extensionistas da Emater estiveram presentes para as apresentações, além dos seis supervisores das regionais do Instituto e de alguns agricultores familiares, que representavam os melhores casos realizados em 2021.

“Os atendimentos realizados pela Emater possibilitam sucesso na vida do agricultor familiar, que é beneficiado diariamente com os nossos serviços de assistência técnica e extensão rural”, ressaltou o presidente do Instituto, João Paulo.

Em 2021, a Emater investiu R$ 6,9 milhões no PAA, para a compra e doação simultânea de 2,6 mil toneladas de alimentos. A quantia investida ultrapassou a do ano anterior, que foi de R$ 6,8 milhões. Ao todo foram 78 municípios beneficiados, contando com mais de 1.500 agricultores fornecedores e 121 unidades receptivas e distributivas.

Quando falamos dos municípios com o Termo de Cooperação Técnica, o Instituto encerrou o ano com 39 novas parcerias, totalizando 74 a quantia de prefeituras parceiras. O acordo busca a elaboração de um planejamento estratégico de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de acordo com a demanda de cada cidade, para a capacitação dos agricultores familiares.