Polícia

UFAL vai abrir sindicância para apurar caso de racismo, agressão e cárcere privado

Aluno teria tentado agredir alunos quilombolas e machucado mulher que impediu

Por 7Segundos 10/01/2022 10h10 - Atualizado em 10/01/2022 10h10
UFAL vai abrir sindicância para apurar caso de racismo, agressão e cárcere privado
UFAL - Foto: Reprodução

A Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) enviará hoje (10) ao gabinete do reitor, Josealdo Tonholo, um processo administrativo para abertura de uma comissão de sindicância que irá investigar o caso de racismo, agressão e cárcere privado ocorrido na sexta-feira (07).

Ao 7Segundos, o pró-reitor estudantil, Alexandre Lima, contou que o pró-reitor em exercício foi até o local conversar com os estudantes e entender o que havia acontecido.

“Eu estou voltando hoje de férias. Entrei em contato com os estudantes e falei para eles, desde sexta-feira, que hoje estaríamos encaminhando um processo administrativo para o gabinete do reitor”, explicou.

O caso ocorreu por volta das 12h. Um estudante de Ciência Sociais, oriundo de São Paulo, teria ameaçado e mantido dois alunos quilombolas presos numa cozinha da Residência Universitária. Segundo a denúncia, ele chegou a empurrar uma mulher negra que tentava impedir que os dois alunos fossem agredidos. Ao todo, quatro mulheres seguraram o rapaz para impedir a agressão. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Ainda de acordo com a denúncia dos estudantes, o aluno já tem histórico de denúncias de agressões registradas contra ele na Pró-reitoria. Em 2018, uma tentativa de agressão contra um aluno homossexual e, em 2019, ele foi denunciado por socar outro estudante quilombola. Um boletim de ocorrência também foi registrado na época.