Rodrigo Cunha ajuda a aprovar seguro para entregadores de aplicativo e defende cobertura previdenciária para motoboys
Senador já falava sobre a questão desde setembro de 2021, chegando a levar caso para análise do ministro do Trabalho, Onyx Lorezoni

Membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) voltou a defender cobertura previdenciária para os entregadores de empresas por aplicativo (app) de todo o país. O parlamentar alagoano foi um dos defensores da aprovação da lei – já sancionada neste mês pelo presidente Jair Bolsonaro – que garante a contratação por parte da plataforma de app de um seguro contra acidentes, sem franquia, em benefício do entregador. Este seguro deve cobrir acidentes ocorridos durante o período de retirada e entrega de produtos.
“Lutamos pela aprovação desta nova lei. O seguro para os profissionais entrega por motos é essencial porque oferta o mínimo de garantia financeira para estes profissionais em caso de acidentes. Mas é preciso avançar muito mais nesta pauta. São milhares de pais e mães de família prestando este serviço, com relações de trabalho precárias com estas plataformas de app e sem garantias quanto a seus direitos. Vamos avançar neste tema no Senado, inclusive buscando meios para que esta relação entre motoboys e empresas seja legalizada com estes trabalhadores tendo sua segurança com cobertura da previdência”, disse Rodrigo Cunha.
Em setembro de 2021, Rodrigo Cunha chegou a levar pessoalmente a questão para análise do ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni. Na ocasião, em reunião com o ministro o senador alagoano cobrou medidas em busca de melhores condições de trabalho com segurança, dignidade salarial e respeito profissional para mais de 5 milhões de profissionais motociclistas em atuação em todo o país. Cunha apresentou ao ministro pautas como a garantia de cobertura previdenciária e de seguros para estes profissionais, principalmente para os que prestam serviços como entregadores por aplicativos de entregas como IFood e similares.
Seguro para Entregadores
O seguro garantido pela nova lei já em vigor deve abranger, obrigatoriamente, acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte. Na hipótese de o entregador trabalhar para mais de uma empresa de aplicativo de entrega, a indenização deverá ser paga pela seguradora contratada pela empresa para a qual o trabalhador estiver prestando serviço no momento do acidente. A legislação foi proposta, originalmente, para proteger estes trabalhadores diante da pandemia da Covid-19.
Por isso, outra exigência da nova lei é que, uma vez diagnosticado com coronavírus, o entregador deverá receber uma assistência financeira por parte da empresa de aplicativo durante o período inicial de 15 dias. Esse prazo poderá ser prorrogado por mais dois períodos sucessivos de 15 dias, mediante apresentação de exame RT-PCR ou laudo médico que constate a persistência da doença. O valor a ser pago deve corresponder à média dos três últimos pagamentos mensais recebidos pelo entregador. Caso descumpram a determinação, as punições para as plataformas de app vão de advertência até o pagamento de multa administrativa de R$ 5 mil por infração cometida, em caso de reincidência.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de envolvidos em esquema no INSS

São Sebastião lança programa que garante regularização fundiária gratuita

Deputado Fabio Costa critica venda de quarteirão público em Maceió

Centro de Educação Infantil atende mais de 200 crianças na zona rural de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo inicia novo ciclo de capacitações para servidores da Educação

DIA D do Outubro Rosa será nesta quarta (22) em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
