Rodrigo Cunha diz que Congresso vai agir na busca pela redução do preço dos combustíveis
O senador irá realizar uma série de medidas para que o objetivo seja alcançado
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) afirmou que vai apoiar no Senado Federal o pacote a ser proposto pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD), na busca por conter a disparada nos preços dos combustíveis.
“Não podemos mais esperar uma solução do governo federal, ou dos governos estaduais, para esta questão. A alta do preço da gasolina e dos demais combustíveis já alcançou um nível inaceitável. Se os governos, repito, federal e estaduais pouco ou nada fazem, o Congresso precisa e vai agir. Estarei junto apoiando a busca por esta redução”, disse o senador alagoano.
Entre as medidas que o presidente do Senado pretende submeter ao colégio de lideres da Casa está o projeto de lei que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil. Se houver concordância das lideranças, o projeto entrará na pauta do Plenário, devendo ser apreciado pelos demais senadores. A proposta contém medidas para amortecer os impactos dos aumentos do preço do barril de petróleo e conter a alta nos preços dos combustíveis, com uma nova política de preços internos de venda a distribuidores e empresas comercializadoras de derivados do petróleo produzidos no Brasil.
Os preços dos combustíveis sofreram sucessivos reajustes em 2021, que resultaram em uma elevação nos postos de cerca de 44%. Na semana passada, a Petrobras subiu os valores da gasolina (4,85%) e do diesel (8,08%) para as distribuidoras, o que gerou preocupação nos senadores. A alta nos preços dos combustíveis tem impactado o índice de inflação, que foi superior a 10% em 2021. Com os novos aumentos, o litro da gasolina nos postos de Alagoas, por exemplo, tende a alcançar o valor de R$ 7 reais nos próximos meses.
“Já passou da hora. Os proprietários de automóveis e motos, os motoristas por aplicativo, os taxistas, os transportadores, todos sentem o peso destes constantes e absurdos aumentos. E sem ter como agüentar esta elevação, acabam repassando estes custos para os consumidores, numa candeia nociva de alta de preços e de pressão sobre a inflação. Vamos trabalhar em Brasília para buscar amenizar esta situação com combustíveis com preços mais justos”, finalizou Rodrigo Cunha.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Arma utilizada no homicídio de funcionário do CRB é identificada após perícia
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
