Política

Rodrigo Cunha diz que Congresso vai agir na busca pela redução do preço dos combustíveis

O senador irá realizar uma série de medidas para que o objetivo seja alcançado

Por 7Segundos com Assessoria 18/01/2022 18h06
Rodrigo Cunha diz que Congresso vai agir na busca pela redução do preço dos combustíveis
Senador Rodrigo Cunha (PSDB) - Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) afirmou que vai apoiar no Senado Federal o pacote a ser proposto pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD), na busca por conter a disparada nos preços dos combustíveis.

“Não podemos mais esperar uma solução do governo federal, ou dos governos estaduais, para esta questão. A alta do preço da gasolina e dos demais combustíveis já alcançou um nível inaceitável. Se os governos, repito, federal e estaduais pouco ou nada fazem, o Congresso precisa e vai agir. Estarei junto apoiando a busca por esta redução”, disse o senador alagoano.

Entre as medidas que o presidente do Senado pretende submeter ao colégio de lideres da Casa está o projeto de lei que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil. Se houver concordância das lideranças, o projeto entrará na pauta do Plenário, devendo ser apreciado pelos demais senadores. A proposta contém medidas para amortecer os impactos dos aumentos do preço do barril de petróleo e conter a alta nos preços dos combustíveis, com uma nova política de preços internos de venda a distribuidores e empresas comercializadoras de derivados do petróleo produzidos no Brasil.

Os preços dos combustíveis sofreram sucessivos reajustes em 2021, que resultaram em uma elevação nos postos de cerca de 44%. Na semana passada, a Petrobras subiu os valores da gasolina (4,85%) e do diesel (8,08%) para as distribuidoras, o que gerou preocupação nos senadores. A alta nos preços dos combustíveis tem impactado o índice de inflação, que foi superior a 10% em 2021. Com os novos aumentos, o litro da gasolina nos postos de Alagoas, por exemplo, tende a alcançar o valor de R$ 7 reais nos próximos meses.

“Já passou da hora. Os proprietários de automóveis e motos, os motoristas por aplicativo, os taxistas, os transportadores, todos sentem o peso destes constantes e absurdos aumentos. E sem ter como agüentar esta elevação, acabam repassando estes custos para os consumidores, numa candeia nociva de alta de preços e de pressão sobre a inflação. Vamos trabalhar em Brasília para buscar amenizar esta situação com combustíveis com preços mais justos”, finalizou Rodrigo Cunha.