Turismo

Marcius Beltrão comenta sobre a alta procura por destinos turísticos alagoanos

O secretário da Sedetur ainda destacou que a vacinação e o passaporte da vacina são aliados para que o setor continue se desenvolvendo

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 18/01/2022 20h08
Marcius Beltrão comenta sobre a alta procura por destinos turísticos alagoanos
O secretário de Estado do Turismo, Marcius Beltrão - Foto: Reprodução/Instagram

Tendo alguns dos principais destinos turísticos desejados pelos brasileiros, o Na Mira da Notícia convidou o secretário de Turismo, Marcius Beltrão, para comentar sobre a alta procura por cidades de Alagoas. Durante o bate-papo, também foi ressaltado a atual situação da pandemia e a exigência do passaporte da vacina.

Um estudo realizado por uma das maiores empresas de viagens da América Latina, a Decolar, aponta que Maceió está em 6º lugar no ranking dos destinos nacionais mais procurados e desejados pelos turistas. Além da capital alagoana, Maragogi também se encontra na lista em 20º lugar.

As Prefeituras Municipais vem investindo alto no turismo. Por isso, o secretário destaca as ações do Governo Estadual em relação à segurança sanitária não só dos turistas, como, também, dos alagoanos.

Sendo responsável por captar a atenção de possíveis turistas, a Secretaria de Turismo destaca "os destinos que tem o "safe travels" [viagens seguras], que é justamente as práticas de preocupação com a questão sanitária - a limpeza, o uso de máscaras, o distanciamento social, a questão da aglomeração".

Já sobre o passaporte da vacina, Marcius Beltrão diz que essa exigência não atrapalha o desenvolvimento: "o que pode atrapalhar o turismo é um possível estrangulamento da rede de saúde".

"Nós estamos com um dos piores índices de vacinação do país, em 24º lugar com 54% da cobertura vacinal. A nossa capital também tem um dos piores indicadores do Brasil, como, também, o interior do estado", lamentou.

O objetivo para garantir que o turismo local continue se desenvolvendo é incentivar a vacinação. Para embasar o seu argumento, Beltrão usa como exemplo a cidade de São Paulo, que possui 100% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina e teve o cenário da saúde pública mudado após diminuir drasticamente o número de mortes por Covid-19.

O secretário relembra a população que a vacina não impede que as pessoas voltem a se contaminar, mas, sim, diminui as chances do quadro de saúde do infectado se agravar.

"Com o estrangulamento [do sistema de saúde], a gente entende que, inevitavelmente, a Secretaria de Saúde terá a obrigatoriedade de passar essas informações para o governador do estado e para os prefeitos de que a rede de saúde não possui mais suporte para atender a população. Com isso, acontece as restrições de mobilidade das pessoas com o fechamento de bares, restaurantes, hotéis e praias", disse, acrescentando que essa é a maior preocupação da Secretaria de Turismo.

O secretário ainda diz que o atual cenário turístico local não acontecia nem mesmo antes da pandemia. Ele acredita que o motivo da alta procura de destinos nacionais foram as restrições que países de diversos continentes colocaram para o turista brasileiro. "Alguns países já abriram as fronteiras, mas, naquele momento, a alternativa era fazer o turismo nacional", pontuou.

Além desse fator, as ações de divulgações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) foram intensas. "Não paramos em nenhum momento de divulgar Alagoas, os cânions do São Francisco, a região norte do nosso estado, a região sul, a nossa capital Maceió, os nossos passeios e a nossa gastronomia", salientou.

As divulgações foram feitas em parceria com gigantes do turismo que atuam em todo o território nacional.