Mais de 36 mil alagoanos estão com título eleitoral cancelado, informa TRE
Eleitores com pendências no título tem até o dia 4 de maio para regularizar a situação

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) apontou, nesta quarta-feira (19), que mais de 36 mil eleitores alagoanos estão com o título eleitoral cancelado.
De acordo com os dados oficiais do TRE/AL, 36,527 eleitores em Alagoas não votaram e nem justificaram a ausência em três eleições consecutivas. A Justiça Eleitoral dá um prazo até o dia 4 de maio para que os eleitores regularizem suas situações.
“O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista faltam aproximadamente quatro meses para o prazo final para esta regularização, que é o dia 04 de maio. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral”, disse o desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TRE/AL
O eleitor que pretende regularizar a sua situação deve acessar o portal do TRE/AL, emitir uma guia de pagamento de multas e fazer a solicitação de regularização através do Título Net.
Consulta da situação eleitoral e regularização
Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e acessar o link “Eleitor/Eleições”. Após, na opção “Atendimento Remoto – Título Net”, basta seguir o passo a passo, emitir e pagar as multas e, posteriormente, preencher o formulário para a regularização. A análise da solicitação por parte da Justiça Eleitoral dura em média cinco dias úteis.
Caso o eleitor queira apenas consultar sua situação eleitoral, pode fazer o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.
A falta do documento pode limitar os direitos do eleitor como cidadão brasileiro como, por exemplo, o eleitor que não tiver a situação regularizada estão impedidos de obter passaporte e a carteira de identidade, além de também não poder competir em eleições, obter empréstimos bancários, tomar posse em cargos públicos e realizar ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino no país.
Últimas notícias

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Gerente demitido após crítica de padre Fábio de Melo: 'País te massacrando'

Caso Rhavy Abraão: padrasto suspeito de matar criança tem passagem pela polícia

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
