Tartaruga morre encalhada na Praia de Ponta Verde
Animal morreu de hemorragia severa por conta de lesões na carapaça
Uma tartaruga-marinha verde juvenil morreu encalhada na Praia de Ponta Verde, parte baixa de Maceió, na tarde desse domingo (23). O Instituto Biota foi acionado ao local. O animal estava com uma grave fratura no casco, que causou uma hemorragia severa.
De acordo com informações do Instituto, a equipe encontrou o animal já em óbito e o coletou para realização de necropsia pelos veterinários. A causa da morte foi hemorragia severa decorrente de lesões cortocontundentes na carapaça. Os cortes profundos causaram a fratura do casco e atingiram também o fígado e pulmão.
Os cortes, como detalha o comunicado nas redes sociais do Biota, são característicos de lesão por hélice, indicando que a colisão com uma embarcação levou a morte dessa tartaruga.
"Fica aqui nosso alerta para que pilotos e tripulação de embarcações a motor atentem e desviem em caso de avistamento de animais marinhos, e também reduzam ao máximo a velocidade de deslocamento em nosso litoral, cada vez mais frequentado por tartarugas e outros animais vulneráveis, dando a esses animais a chance de fugir antes de alguma colisão", conclui o comunicado.