Casos de hanseníase em Alagoas são mais frequentes em pessoas pardas
Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) publicou nesta terça-feira (25) o Boletim Epidemiológico dos casos de hanseníase no Brasil. Em Alagoas, a doença se espalhou majoritariamente entre pessoas pardas e com baixa escolaridade.
De acordo com os dados levantados, o estado registrou 229 casos de hanseníase em 2021, onde destes 20 foram casos da doença em grau dois No ano retrasado, em 2020, Alagoas teve 218 casos, onde destes 18 eram de segundo grau.
Popularmente conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a doença vem se propagando de forma desigual em Alagoas a partir de recortes de raça e escolaridade. Até o momento, já foram registrados 910 casos de hanseníase entre pessoas pardas, em relação a 196 casos em brancos e 15 para amarelos.

Dentre a população analfabeta, já foram registrados 230 casos totais em Alagoas. O maior grupo a registrar casos de lepra foi o de pessoas com o ensino fundamental incompleto, totalizando 588 casos.

As categorias com as menores taxas registradas foram as de pessoas com o ensino superior incompleto, com apenas 16 casos e com o superior completo, com 41 casos.
Em contrapartida, o percentual de cura registrado em Alagoas nos anos de 2019 e 2020 se demonstraram promissores, ficando entre 78,3% e 76,5%, para cada ano respectivamente.
Transmissão
A transmissão da lepra acontece quando uma pessoa com acometida com a forma infectante da doença está sem tratamento e elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer.
Últimas notícias
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
[Vídeo] Moradora denuncia abandono de rua no bairro Brisa do Lago
Turismo e indústria canavieira impulsionam PIB da Região Norte de Alagoas
MDB realiza convenção municipal em Arapiraca e reforça novo ciclo político com foco na renovação
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
