Casos de hanseníase em Alagoas são mais frequentes em pessoas pardas
Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) publicou nesta terça-feira (25) o Boletim Epidemiológico dos casos de hanseníase no Brasil. Em Alagoas, a doença se espalhou majoritariamente entre pessoas pardas e com baixa escolaridade.
De acordo com os dados levantados, o estado registrou 229 casos de hanseníase em 2021, onde destes 20 foram casos da doença em grau dois No ano retrasado, em 2020, Alagoas teve 218 casos, onde destes 18 eram de segundo grau.
Popularmente conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a doença vem se propagando de forma desigual em Alagoas a partir de recortes de raça e escolaridade. Até o momento, já foram registrados 910 casos de hanseníase entre pessoas pardas, em relação a 196 casos em brancos e 15 para amarelos.

Dentre a população analfabeta, já foram registrados 230 casos totais em Alagoas. O maior grupo a registrar casos de lepra foi o de pessoas com o ensino fundamental incompleto, totalizando 588 casos.

As categorias com as menores taxas registradas foram as de pessoas com o ensino superior incompleto, com apenas 16 casos e com o superior completo, com 41 casos.
Em contrapartida, o percentual de cura registrado em Alagoas nos anos de 2019 e 2020 se demonstraram promissores, ficando entre 78,3% e 76,5%, para cada ano respectivamente.
Transmissão
A transmissão da lepra acontece quando uma pessoa com acometida com a forma infectante da doença está sem tratamento e elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
