Após segundo caso de abandono de bebê, juíza da Infância explica processo de adoção para mães
As mulheres que não queiram manter as crianças tem o direito de ir até a Vara da Infância e entregá-la ao sistema de adoção
Após um recém-nascido ser abandonado dentro de uma caixa de papelão na zona rural de Arapiraca, a juíza da Infância, Fátima Pirauá, explicou para as mães que não desejam permanecer com as crianças como funciona o processo de adoção. A entrevista foi concedida à TV Pajuçara nesta quinta-feira (3) depois de dois casos terem sido registrados em Alagoas em menos de 10 dias.
Fátima inicia a explicação pontuando que mães que não querem ou que não tenham condições de criar o filho, tem o direito de entregá-lo ao Sistema de Adoção, este previsto legalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente. "Isso não é crime, ela não será discriminada, ela terá um acompanhamento humanizado e sem constrangimento", acrescentou.
As mulheres que não queiram continuar com as crianças podem se dirigir à qualquer pessoa da Vara da Infância, mas o ponto principal é a própria sede do órgão, que, em Maceió, fica localizada na Rua Hélio Pradines, nº 600, no bairro da Ponta Verde, das 7h30 às 13h30.
"[As mães] devem se encaminhar para lá [sede da Vara da Infância]; elas serão atendidas de forma muito profissional, com muito respeito, sem nenhum constrangimento, com muita humanidade e sem julgamentos porque elas não estão cometendo nenhum crime. Esse direito foi dado à mãe para que a criança ficasse protegida e não abandonada porque isso, sim, é crime", disse.
Antes a mãe irá passar por acompanhamento para garantir que ela está tomando a decisão certa. Ela também irá para uma audiência com a juíza da Infância e com o Ministério Público. A partir desse encontro, mãe terá até 10 dias como prazo de arrependimento caso ela desista de doar a criança, mas caso isso não aconteça, a criança será direcionada para uma família devidamente habilitada dentro do processo de adoção.
Últimas notícias
Deputado Fabio Costa reafirma apoio à PEC do fim da escala 6x1 aprovada na Câmara
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
