Após segundo caso de abandono de bebê, juíza da Infância explica processo de adoção para mães
As mulheres que não queiram manter as crianças tem o direito de ir até a Vara da Infância e entregá-la ao sistema de adoção

Após um recém-nascido ser abandonado dentro de uma caixa de papelão na zona rural de Arapiraca, a juíza da Infância, Fátima Pirauá, explicou para as mães que não desejam permanecer com as crianças como funciona o processo de adoção. A entrevista foi concedida à TV Pajuçara nesta quinta-feira (3) depois de dois casos terem sido registrados em Alagoas em menos de 10 dias.
Fátima inicia a explicação pontuando que mães que não querem ou que não tenham condições de criar o filho, tem o direito de entregá-lo ao Sistema de Adoção, este previsto legalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente. "Isso não é crime, ela não será discriminada, ela terá um acompanhamento humanizado e sem constrangimento", acrescentou.
As mulheres que não queiram continuar com as crianças podem se dirigir à qualquer pessoa da Vara da Infância, mas o ponto principal é a própria sede do órgão, que, em Maceió, fica localizada na Rua Hélio Pradines, nº 600, no bairro da Ponta Verde, das 7h30 às 13h30.
"[As mães] devem se encaminhar para lá [sede da Vara da Infância]; elas serão atendidas de forma muito profissional, com muito respeito, sem nenhum constrangimento, com muita humanidade e sem julgamentos porque elas não estão cometendo nenhum crime. Esse direito foi dado à mãe para que a criança ficasse protegida e não abandonada porque isso, sim, é crime", disse.
Antes a mãe irá passar por acompanhamento para garantir que ela está tomando a decisão certa. Ela também irá para uma audiência com a juíza da Infância e com o Ministério Público. A partir desse encontro, mãe terá até 10 dias como prazo de arrependimento caso ela desista de doar a criança, mas caso isso não aconteça, a criança será direcionada para uma família devidamente habilitada dentro do processo de adoção.
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)

Maragogi amplia conexões e reforça protagonismo no turismo nacional durante o Salão do Turismo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
