Rodrigo Cunha defende redução urgente do preço dos combustíveis e assina PEC em tramitação no Senado
A medida permite que União, Estados e municípios reduzam os impostos incidentes sobre os combustíveis neste ano e em 2023

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) integra o grupo de senadores que assinaram no Senado Federal a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 01/022, que busca reduzir o preço dos combustíveis no Brasil, aumentar o Vale Gás e criar um auxílio diesel para caminhoneiros. A medida, já em tramitação na Casa, permite que União, Estados e municípios reduzam os impostos incidentes sobre os combustíveis neste ano e em 2023. Esses tributos são: IPI, IOF, Cide, PIS/Pasep, Cofins, IE e ICMS.
A proposta estipula, até o fim de 2023, um auxílio-diesel de até R$ 1.200 por mês para profissionais autônomos do transporte de cargas e repasse de até R$ 5 bilhões de recursos da União a Estados e municípios.
Tais recursos seriam utilizados para assegurar o acesso de idosos ao transporte público coletivo. Outra medida da PEC é criar um subsídio para famílias de baixa renda poderem adquirir gás de cozinha. Na prática, trata-se da ampliação do Vale Gás para 100% do valor do botijão, hoje em dia fixado em 50% deste valor.
“Fiz questão de integrar este grupo, sendo um dos senadores a assinar e apoiar a PEC apresentada pelo senador Carlos Fávaro. Nos juntamos no Senado, um grupo de senadores que está marchando unido em defesa desta causa. Toda a população sofre com os aumentos dos preços dos combustíveis. A política de reajuste atual é uma aberração. Tem que baixar, o preço tem que baixar, e é rápido. Todos sofrem com estes preços vergonhosos. A inflação só aumenta, inclusive com o repasse do custo do transporte para os preços dos produtos. Temos muitas prioridades no Brasil, mas reduzir o preço da gasolina, do gás e do diesel, de forma responsável, é vital neste momento”, disse Rodrigo Cunha nesta terça-feira (8).
O Congresso Nacional deverá começar a discutir nesta semana propostas apresentadas pelos parlamentares para conter o avanço nos preços dos combustíveis no Brasil, entre elas a PEC nº01/22. Nos últimos oito anos, o preço médio de revenda do óleo diesel ao consumidor brasileiro mais que dobrou, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A ideia é criar um pacote de medidas que possa frear a alta dos combustíveis e colocar o texto em votação a partir do dia 15 deste mês. A dificuldade, porém, será conciliar todos esses textos e conseguir apoio dos governadores, já que algumas propostas mexem com a arrecadação estadual.
Últimas notícias

Pinguim encalha morto em praia de Maragogi

Operação de ônibus será reforçada para partida entre CRB X Cruzeiro no Trapichão

Psicólogos e assistentes sociais questionam nova exigência em carga horário na Educação

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
