Defensoria Pública alerta sobre os cuidados necessário para consultar valores a receber no Banco Central
No total, mais de R$ 8 bi estão disponíveis para saques
A defensora pública da Secção de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado, Norma Suely Negrão, alerta aos cidadãos alagoanos sobre a necessidade de atenção e cuidado redobrado na proteção de dados pessoais, na hora de efetuar a consulta dos valores esquecidos nos bancos brasileiros, que pode ser acessado no site do Banco Central do Brasil (BCB).
De acordo com o Banco Central do Brasil, mais de R$ 8 bilhões estão disponíveis para saques. Os valores correspondem às contas antigas, sem movimentação, e outras situações que cabem a devolução dos valores. A consulta está liberada a partir dessa segunda-feira, 14, no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, seguindo o calendário de consultas e saques, desenvolvido pelo BCB, para evitar “congestionamento” virtual.
A defensora pública alerta aos cidadãos que utilizem apenas o site disponibilizado pelo Banco Central para realizar a consulta. Na página do BCB estão disponíveis, gratuitamente, todas as informações básicas para a consulta e retirada dos valores, incluindo o link para a página de consulta, calendário e passo a passo.
“É preciso ter muito cuidado para não cair em golpes. Vale ressaltar que o site do Banco Central é o único oficial. Não utilize outros sites ou links enviados por e-mail, mensagem de texto, Facebook, Instagram, Whatsapp, Telegram, ou qualquer outra rede social. Nenhum banco, incluindo o Banco Central, bem como seus funcionários, vão entrar em contato com você, ligar ou mandar mensagens. Não forneça seus dados para pessoas desconhecidas”, reforça.
Além do mais, de acordo com a defensora Norma Negrão, é importante observar, também, os documentos que a população assina. "Não assine qualquer documento ou procurações para terceiros, com a finalidade de liberar o saque dos valores correspondentes, sobretudo, se for uma pessoa desconhecida, ou que se apresenta como membro da equipe do Banco Central, na internet. A consulta é simples e não necessita de auxílios de terceiros desconhecidos”, pontua.
A defensora informa que em caso de dúvidas, o cidadão hipossuficiente, residente na capital, pode procurar a Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo do Consumidor, situado na subsede da instituição, localizado na Avenida Comendador Leão, no Poço, pelo horário da manhã.
Já os moradores do interior, bastam procurar atendimento na sede da Defensoria Pública na sua cidade.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
