Profissionais contratados no PSS da Educação iniciam os trabalhos nas unidades educacionais
Comunidade escolar destaca importância da chegada de novos professores, psicólogos e assistentes sociais
Com o início das aulas 100% presenciais da rede pública municipal de ensino, os 576 novos profissionais da educação como professores, auxiliares de sala, assistentes sociais e psicólogos, que foram contratados pela Prefeitura de Maceió, já estão assumindo suas funções. Deste total, 420 iniciaram suas atividades nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) no Município.
A psicóloga, Sâmya Peixoto, é uma das 60 profissionais da área de psicologia contratada para atuar na Educação. Ela já está trabalhando na Escola Municipal Luiza Suruagy, no bairro Ouro Preto. A especialista fala do papel fundamental do psicólogo dentro de uma unidade educacional.
“O psicólogo escolar trabalha com os alunos, com a família e com os funcionários em geral das unidades educacionais. Muitas vezes, a criança tem alguma dificuldade de aprendizado ou problemas familiares, e tudo isso influencia no emocional dela. Então, com o levantamento dos professores, que estão na sala de aula, nós fazemos um trabalho de abordagem para que realmente ajude aquele aluno a interagir e se adequar à sala de aula, na melhor forma possível, para que possa ter uma aprendizagem melhor”, explicou.
A psicóloga contou a expectativa do trabalho desafiador. “A gente espera que o trabalho seja desenvolvido, que mais profissionais venham a somar, pois ter psicólogos nas escolas é algo muito recente. E estamos aqui para isso, para auxiliar os professores, gestores e alunos a desenvolverem o seu melhor”, salientou Sâmya Peixoto.
A chegada da psicóloga foi comemorada pelo corpo de profissionais da escola, como é o caso da assistente social, Andrea Abreu, que trabalha na Escola Luiza Suruagy há 17 anos. Ela revelou que a presença da profissional de psicologia na unidade era esperada por toda a equipe há anos.
“É um profissional extremamente necessário porque trabalha junto com os assistentes sociais, em contato com a família e com desenvolvimento do aluno. Porque a aprendizagem perpassa todo um histórico que vem das dificuldades da família, do dia-dia dos estudantes que precisam de um atendimento externo. E com certeza a psicóloga só vai somar com sua visão de especialista e direcionamento”, enfatizou.
A professora do 2° ano do Ensino Fundamental, Maria Betânia, acredita que uma profissional da psicologia só vai agregar à unidade educacional nesta retomada das aulas presenciais.
“Vai nos ajudar e muito os alunos que possuem algum tipo de dificuldade. E assim, as crianças só vão sair ganhando, porque é pelo bem-estar delas, o convívio social e o acolhimento. Este momento está sendo muito desafiador e era de se esperar porque a perda foi muito grande nesses últimos dois anos”, destacou a docente.
A psicóloga, Wilzacler Rosa, também é uma das profissionais contratadas pela Prefeitura a se juntar à equipe da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa. Ela falou sobre a felicidade de fazer parte de um momento histórico como esse.
“As escolas municipais de Maceió nunca tiveram psicólogos, então, essa é a primeira vez que 60 profissionais ingressam nas escolas públicas. A gente tem um grande desafio que é trabalhar tanto as questões relacionadas à saúde mental, ao medo, inseguranças, inclusive nesse contexto de volta às aulas”, enfatizou.
O Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação levará às escolas e aos Cmeis de Maceió, 576 novos contratados, sendo intérpretes de libras (15), auxiliares de sala (170), psicólogos (60) e assistentes sociais (30).
Confira a quantidade de professores contratados e suas respectivas áreas de atuação:
- Arte (20);
- Ciências (20);
- Educação Física (75);
- Ensino Religioso (16);
- Geografia (20);
- História (20);
- Inglês (20);
- Língua Portuguesa (30);
- Educação Especial/Sala de Recursos (30);
- Matemática (30);
- Música (20);
- Língua Portuguesa (30).