Profissionais contratados no PSS da Educação iniciam os trabalhos nas unidades educacionais
Comunidade escolar destaca importância da chegada de novos professores, psicólogos e assistentes sociais

Com o início das aulas 100% presenciais da rede pública municipal de ensino, os 576 novos profissionais da educação como professores, auxiliares de sala, assistentes sociais e psicólogos, que foram contratados pela Prefeitura de Maceió, já estão assumindo suas funções. Deste total, 420 iniciaram suas atividades nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) no Município.
A psicóloga, Sâmya Peixoto, é uma das 60 profissionais da área de psicologia contratada para atuar na Educação. Ela já está trabalhando na Escola Municipal Luiza Suruagy, no bairro Ouro Preto. A especialista fala do papel fundamental do psicólogo dentro de uma unidade educacional.
“O psicólogo escolar trabalha com os alunos, com a família e com os funcionários em geral das unidades educacionais. Muitas vezes, a criança tem alguma dificuldade de aprendizado ou problemas familiares, e tudo isso influencia no emocional dela. Então, com o levantamento dos professores, que estão na sala de aula, nós fazemos um trabalho de abordagem para que realmente ajude aquele aluno a interagir e se adequar à sala de aula, na melhor forma possível, para que possa ter uma aprendizagem melhor”, explicou.
A psicóloga contou a expectativa do trabalho desafiador. “A gente espera que o trabalho seja desenvolvido, que mais profissionais venham a somar, pois ter psicólogos nas escolas é algo muito recente. E estamos aqui para isso, para auxiliar os professores, gestores e alunos a desenvolverem o seu melhor”, salientou Sâmya Peixoto.
A chegada da psicóloga foi comemorada pelo corpo de profissionais da escola, como é o caso da assistente social, Andrea Abreu, que trabalha na Escola Luiza Suruagy há 17 anos. Ela revelou que a presença da profissional de psicologia na unidade era esperada por toda a equipe há anos.
“É um profissional extremamente necessário porque trabalha junto com os assistentes sociais, em contato com a família e com desenvolvimento do aluno. Porque a aprendizagem perpassa todo um histórico que vem das dificuldades da família, do dia-dia dos estudantes que precisam de um atendimento externo. E com certeza a psicóloga só vai somar com sua visão de especialista e direcionamento”, enfatizou.
A professora do 2° ano do Ensino Fundamental, Maria Betânia, acredita que uma profissional da psicologia só vai agregar à unidade educacional nesta retomada das aulas presenciais.
“Vai nos ajudar e muito os alunos que possuem algum tipo de dificuldade. E assim, as crianças só vão sair ganhando, porque é pelo bem-estar delas, o convívio social e o acolhimento. Este momento está sendo muito desafiador e era de se esperar porque a perda foi muito grande nesses últimos dois anos”, destacou a docente.
A psicóloga, Wilzacler Rosa, também é uma das profissionais contratadas pela Prefeitura a se juntar à equipe da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa. Ela falou sobre a felicidade de fazer parte de um momento histórico como esse.
“As escolas municipais de Maceió nunca tiveram psicólogos, então, essa é a primeira vez que 60 profissionais ingressam nas escolas públicas. A gente tem um grande desafio que é trabalhar tanto as questões relacionadas à saúde mental, ao medo, inseguranças, inclusive nesse contexto de volta às aulas”, enfatizou.
O Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação levará às escolas e aos Cmeis de Maceió, 576 novos contratados, sendo intérpretes de libras (15), auxiliares de sala (170), psicólogos (60) e assistentes sociais (30).
Confira a quantidade de professores contratados e suas respectivas áreas de atuação:
- Arte (20);
- Ciências (20);
- Educação Física (75);
- Ensino Religioso (16);
- Geografia (20);
- História (20);
- Inglês (20);
- Língua Portuguesa (30);
- Educação Especial/Sala de Recursos (30);
- Matemática (30);
- Música (20);
- Língua Portuguesa (30).
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
