Pacientes que compraram lote recolhido de Losartana devem substituir medicamento
Este tipo de remédio é indicado para tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca
Os pacientes que compraram o remédios com o princípio ativo Losartana dos lotes que foram recolhidos devem substituir o medicamento por outro prescrito pelo médico, desde que tenha o mesmo fármaco e a mesma dose. Assim explicou o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL), Daniel Fortes.
"A princípio não podemos afirmar que haja riscos no consumo desses medicamentos. A medida visa avaliar se as substâncias potencialmente cancerígenas encontradas são produtos de alguma contaminação em um lote específico ou se são formadas a partir do próprio princípio ativo do medicamento. Os riscos envolvidos ao ingeri-las são no consumo a longo prazo", detalhou.
Este tipo de medicamento é indicado para tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca. No começo desta semana a Sanofi Medley, laboratório responsável, anunciou o recolhimento voluntário e preventivo do remédio, "devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". Os que estão sendo retirados de circulação vão voltar ao mercado com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ajustado.
Os remédios recolhidos foram Valtrian HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg; Valtrian 50mg; 100mg (losartana potássica) comprimidos.
O paciente que adquiriu um desses produtos deve então entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório, por meio do telefone 0800 703 0014.
"O laboratório então informará como será feito o recolhimento e o ressarcimento do valor pago, caso o medicamento tenha sido adquirido em farmácias privadas. É muito importante que o descarte não seja feito no lixo comum e nem em vasos sanitários ou pias, pois podem contaminar o meio ambiente", esclareceu Daniel.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
