Maceió

Críticas à BRK Ambiental e a Casal marcam audiência pública convocada por Rodrigo Cunha

Esta é a primeira vez que uma audiência externa do Senado Federal vai a um estado da federação

Por 7Segundos com Assessoria 11/03/2022 15h03
Críticas à BRK Ambiental e a Casal marcam audiência pública convocada por Rodrigo Cunha
Senador durante audiência nesta sexta-feira (11) - Foto: Assessoria

Sob críticas quanto ao Governo alagoano e aos serviços prestados pela BRK Ambiental na região metropolitana de Maceió feitas por lideranças comunitárias, representantes de entidades, classe política e consumidores, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal realizou sua audiência externa em Alagoas nesta sexta-feira (11). Senadores da Comissão vieram à capital atendendo a um requerimento e a uma convocação do senador Rodrigo Cunha (PSDB), responsável pela realização do evento.

“A participação robusta nesta audiência comprova a importância de se debater este assunto. As opiniões foram unânimes quanto à má qualidade do serviço da BRK, assim como ao fato de que os R$ 2 bilhões pagos pela empresa não pertencem ao Governo do Estado. Os municípios da região são os verdadeiros donos destes recursos, e esta divisão precisa ser justa em favor das populações destas cidades. Agora, voltaremos ao Senado para que a CTFC, diante das contribuições e denúncias colhidas nesta audiência, possa nacionalizar o tema e mostrar o como um processo desta monta e desta natureza, quando feito de modo açodado e sem transparência, pode ser nocivo ao interesse do povo”, disse Rodrigo Cunha.

O auditório da Casa da Indústria/FIEA ficou tomado por cidadãos alagoanos que foram questionar, além dos maus serviços executados pela empresa, o modo como os recursos de R$ 2 bilhões arrecadados com a privatização da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) pretendem ser divididos pelo Governo do Estado com os 13 municípios da região metropolitana. Além de Cunha, participaram da audiência externa os senadores Styvenson Valentim (Podemos/RN) e Eduardo Girão (Podemos/CE), integrantes titulares da Comissão.

Esta é a primeira vez que uma audiência externa do Senado Federal vai a um estado da federação para realizar a fiscalização de um contrato de privatização do serviço de fornecimento de água e de saneamento. “O que está acontecendo em Alagoas não pode se repetir nos demais estados brasileiros. Já fizemos este alerta e esta denúncia, inclusive na tribuna do Senado. A BRK Ambiental precisa dar conta do serviço que se comprometeu a fazer, e o Governo de Alagoas precisa agir corretamente, dentro do que manda a Lei, dividindo os valores arrecadados de forma digna. O governador Renan Filho não pode afrontar a legislação”, disse Rodrigo Cunha.

Deputados estaduais como Davi Maia (DEM) e Jó Pereira (MDB) participaram da audiência, assim como o deputado federal Pedro Vilela (PSDB), o vereador Francisco Sales (PSB) e representantes da Prefeitura de Maceió, do Governo de Alagoas e da ARSAL (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas). Representando a BRK, o diretor presidente da empresa, Fernando Mangabeira Albernaz, também compareceu ao evento e ouviu, pessoalmente, as diversas críticas aos trabalhos empreendidos pela companhia.