Segurança

Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social investe no levantamento de dados e informações

Centro de Operações e Inteligência da secretaria também realiza estudos de vulnerabilidade em prédios públicos

Por Ascom Semscs 13/03/2022 09h09
Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social investe no levantamento de dados e informações
Semscs investe no Centro de Operações e Inteligência - Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

A atuação da Guarda Municipal de Maceió (GMM) vem se destacando na gestão do prefeito JHC, com investimentos em equipamentos e cursos de capacitação. O trabalho da instituição vem sendo cada vez mais efetivo nas ruas da capital. Entre os setores mais atuantes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está o Centro de Operações e Inteligência (COI), formado por guardas municipais.

Consolidado há quatro anos, o setor de inteligência dispõe de 20 agentes, divididos em duas áreas de atuação, com o COI sendo responsável pelo serviço de levantamento de dados e informações, identificação de suspeitos, estudos de vulnerabilidade em prédios e espaços públicos em diferentes pontos da capital. O guardas municipais que integram o COI também dão apoio às equipes de fiscalização do Município e a segurança de autoridades.

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, o setor de inteligência da Secretaria vem aumentando a sensação de segurança na população da capital alagoana.

“O investimento que realizamos no setor de inteligência da SEMSCS proporciona muitos ganhos para a segurança dos munícipes e defesa do patrimônio público. Diversas prisões já foram realizadas pelo grupamento, confirmando a sua importância para a segurança municipal”, afirmou o secretário.

Com o intuito de corrigir e prevenir brechas na segurança, em 2021 foram realizados 75 estudos de vulnerabilidade em prédios públicos como escolas municipais, postos de saúde e secretarias, que sofreram invasões, onde foram cometidos furtos ou tentativas de furto. Além de realizar 12 prisões de suspeitos em cometer crimes contra a população e o patrimônio público, sejam em operações de apoio às fiscalizações ou abordagens em resultado do serviço de inteligência.