Alagoas

Doze postos são interditados no Estado após fiscalização da ANP

Nas ações, os fiscais focaram na verificação de obrigações estabelecidas nas normas da Agência

Por 7Segundos com Assessoria 18/03/2022 16h04
Doze postos são interditados no Estado após fiscalização da ANP
Posto de gasolina - Foto: Reprodução

Entre 7 e 17 de março, a ANP realizou operações de fiscalização especiais, em celebração do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

Foram realizadas ações em mais de 170 cidades de 22 unidades da Federação, nas cinco regiões do país. No total, foram fiscalizados mais de mil agentes econômicos, principalmente postos de combustíveis e revendas de GLP (gás de cozinha), que são os estabelecimentos com os quais os consumidores possuem contato direto.

Em Maceió, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e Satuba, em Alagoas, a ANP fiscalizou 36 postos de combustíveis. Foram aplicadas 25 autuações por motivos  diversos, bem como 12 interdições. As interdições foram por etanol fora das especificações da Agência, bomba baixa e equipamentos em mau estado de funcionamento e conservação.

Entre os motivos das demais autuações, estiveram: falta de atualização cadastral; posto bandeira branca ostentando marca de distribuidora; ausência de termodensímetro; falta de instrumentos de análise da qualidade dos combustíveis e para o teste de volume; ausência de painel de preços; entre outros.

Nas ações, os fiscais focaram na verificação de obrigações estabelecidas nas normas da Agência que possuem maior impacto aos consumidores, como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, disponibilidades e adequação dos equipamentos, informações sobre preços, entre outras.