Alagoas

Programa Educação para Emprego já beneficiou dois mil estudantes alagoanos

A iniciativa da Seduc busca capacitar estudantes do Ensino Médio de jovens e adultos

Por Secom Alagoas 23/03/2022 16h04
Programa Educação para Emprego já beneficiou dois mil estudantes alagoanos
O programa já tem atividades em funcionamento por quatorze municípios alagoanos - Foto: Jonathan Lins

Em seu segundo mês de atuação, o programa Educação para Emprego já beneficiou cerca de dois mil estudantes, em diversas regiões de Alagoas. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca capacitar os estudantes do Ensino Médio EJA (Ensino de Jovens e Adultos), da rede estadual para o mercado de trabalho, com um curso de 40 horas que abrange temáticas como elaboração de currículo e empreendedorismo.

Neste mês, o programa que já tem atividades em funcionamento por quatorze municípios alagoanos, expandiu sua atuação também para as cidades de Paulo Jacinto, Cacimbinhas, Jacuípe, Barra de Santo Antônio, Branquinha e Canapi. Esses municípios passaram a ofertar o curso, direcionado ao EJA, em unidades de ensino da rede estadual, onde o estudante interessado pode se inscrever e começar a assistir às aulas no contraturno de seu horário habitual.

À frente da Pasta da Educação, o secretário Rafael Brito destaca a importância da iniciativa. “Com o Educação Para o Emprego nós estamos oferecendo a possibilidade do estudante sair da escola e garantir uma vaga no mercado de trabalho. É com esse programa que nós encerramos o ciclo iniciado com outra iniciativa nossa, o Vem Que Dá Tempo. Nós resgatamos o aluno que está fora do sistema, ele conclui o ensino fundamental, o médio e é entregue ao mercado de trabalho capacitado. Essa capacitação pode mudar a perspectiva desses jovens, proporcionar uma oportunidade de renda e de um futuro promissor”, ressaltou.

Sobre o curso


O curso é dividido em módulos distribuídos em 10 aulas expositivas e atividades lúdicas, com uma aposta no ensino mais prático e dinâmico. O objetivo é estimular o empreendedorismo dos estudantes, e capacitá-los para disputar uma vaga no mercado de trabalho, com uma preparação que vai desde de técnicas para entrevistas de emprego a ferramentas para elaboração de currículo. O estudante do EJA pode realizar sua inscrição na própria escola, ou em uma unidade de ensino que esteja oferecendo o curso na mesma região. Além disso, as escolas podem sinalizar seu interesse na oferta, contatando sua Gerência Regional (Gere).