Pela 1ª vez em 24h, desde o início da pandemia, AL não registra casos e óbitos por Covid-19
A última vez em que Alagoas não registrou casos e óbitos por Covid-19, em um mesmo dia, ocorreu em 7 de março de 2020
Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, Alagoas não registra, no intervalo de 24 horas, casos e óbitos provocados pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na noite deste domingo (27), com base no Boletim Epidemiológico 751, produzido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs).
A última vez em que Alagoas não registrou casos e óbitos por Covid-19, em um mesmo dia, ocorreu em 7 de março de 2020, portanto, há dois anos e 20 dias. No dia 8 de março de 2020, o primeiro caso da doença pandêmica foi notificado no Estado. O alagoano infectado foi um homem de 42 anos, com histórico de viagem para a Itália.
Já o primeiro óbito notificado foi o de um homem de 64 anos, cuja morte foi divulgada no Boletim Epidemiológico do dia 31 de março de 2020. Desde então, Alagoas já chegou a ficar mais de uma semana sem registrar nenhuma morte por Covid-19, mas, sem notificar óbitos e mortes, simultaneamente, é a primeira vez. O último dia em que o Estado não teve óbitos causados pelo novo coronavírus foi na última sexta-feira (25).
Diante da boa notícia registrada neste domingo (27), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, usou suas redes sociais para comemorar o fato inédito, registrado desde que os casos e óbitos por Covid-19 começaram a ser notificados em Alagoas.
“São dois anos de muita luta e de um trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde! Estamos vencendo, graças à vacina. Viva o SUS! Vamos continuar salvando vidas”, ressaltou Ayres em postagem feita no twitter.
Importância da Vacinação – O secretário de Estado da Saúde voltou a pedir aos alagoanos que completem o esquema vacinal contra a Covid-19, tomando, inclusive, a quarta dose, liberada desde a semana passada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o titular da pasta da saúde estadual, a vacinação tem impacto no número de pacientes que apresentam complicações em decorrência do novo coronavírus, bem como, no número de óbitos, principalmente após o surgimento das variantes.
“Está comprovado que as vacinas são eficazes e salvam vidas. Por isso, se algum alagoano não se vacinou, compareça ao posto de vacinação próximo de sua residência e, se não completou o esquema vacinal, pelo seu bem e de quem você ama, vacine-se. Este é o recado que deixo neste dia em que Alagoas não registrou casos e óbitos por Covid-19, principalmente aos pais das nossas crianças, que são os responsáveis por protegê-las contra o novo coronavírus”, conclamou Alexandre Ayres.