Câmara de Maceió fica entre as dez melhores classificadas no ranking da transparência
Pesquisa foi realizada por integrantes do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

A gestão da Câmara Municipal de Maceió que prioriza a divulgação de dados e informações relativas as atividades parlamentares repercutiu nacionalmente. Levantamento feito pela primeira turma do MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) colocou a Casa de Mário Guimarães entre as dez melhores classificadas do Brasil no ranking da transparência. A divulgação do resultado ocorreu no site Esbrasil, de Vitória (ES), que destacou o legislativo municipal com nota 7.
Segundo o presidente Galba Netto (MDB), a soma do esforço diário com o apoio da Mesa Diretora e de todos os servidores contribuiu para o esse reconhecimento. Ele destaca que o compromisso desde que foi escolhido para comandar o poder é torná-lo cada vez mais instrumento de transformação da sociedade e torná-lo mais acessível.
"Todo o reconhecimento de algo positivo, que nos esforçamos para fazer é muito importante. Ainda mais quando falamos de poder público. Quando vem um reconhecimento desse de forma espontânea serve como motivador para que nós melhoremos cada vez mais. Esses números e índices resgatam a confiança da população e mostram zelo com a máquina pública. E é isso que temos feito que é resgatar esse sentimento de representatividade junto a população. E mais: que sirva como motivador para nossos funcionários e parlamentares para continuarmos a servir ao nosso povo com a qualidade que ele merece”, disse Galba.
A pesquisa observou a gestão das 26 câmaras do país. O levantamento considerou dez critérios de avaliação dos sistemas de transparências adotados pelos poderes. Cada item dos dez avaliados valeu um ponto para a composição da nota final.
Conforme o levantamento, a Câmara Municipal de Maceió, obteve nota 7, ao lado dos parlamentos de Recife, Curitiba e Campo Grande. O legislativo de Vitória obteve nota 10, Rio Branco 9 e Porto Alegre e São Paulo obtiveram nota 8. A disponibilização dos dados para a sociedade atende ao que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI) que este ano completa uma década de existência.
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia

Homem é baleado na cabeça e sobrevive na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
