Política

"Não tenho ganância por poder", diz Fábio Costa após não ser escolhido para o Senado

O vereador também defendeu a permanência dos food trucks na orla de Maceió, pontuando que os comércios são necessários para o desenvolvimento econômico da capital

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 13/04/2022 21h09
'Não tenho ganância por poder', diz Fábio Costa após não ser escolhido para o Senado
O delegado e vereador por Maceió Fábio Costa - Foto: Arquivo

O delegado e vereador por Maceió Fábio Costa participou do programa Na Mira da Notícia desta quarta-feira (13) e comentou sobre não ter sido escolhido como candidato ao Senado Federal. Além disso, o delegado descreveu a 'perseguição' aos comerciantes de food truck como "uma coisa discriminatória" após o Ministério Público (MP) solicitar a retirada dos comércios da orla.

O jornalista político Berg Morais questionou Fábio Costa quanto não ter sido escolhido para o Senado, já que o vereador ganhou destaque nas pesquisas eleitorais. Em resposta, o delegado diz: "se isso é uma disputa política, a escolha foi política e não com o que as pessoas apontavam nas ruas. Todos acompanharam que meu nome aparecia à frente nas pesquisas aqui da capital alagoana, mas o deputado estadual Davi Davino já foi candidato à prefeito e talvez tenha mais relação com o presidente do PP".

Apesar de surpresa, ele garante que recebeu a notícia "com tranquilidade". "Eu sou um indivíduo que não tenho nenhum familiar ou vínculo político. Nunca fui envolvido em discussões políticas na faculdade ou na escola. [...] Eu encaro essas escolhas políticas com muita tranquilidade porque não tenho essa ganância pelo poder, passando por cima de tudo ou de todos", acrescentou.

Rumores nos bastidores indicam que a indicação de Davino para o Senado foi feita pelo deputado federal Arthur Lira. Mesmo parecendo uma decisão 'unilateral', Fábio Costa diz acreditar que houve uma conversa entre os líderes dos partidos para que a decisão fosse consensual: "não acredito que tenha sido uma deliberação isolada".

Polêmica dos food trucks

Como um defensor do comércio, Fábio Costa defendeu a importância dos food trucks em Maceió. "Grandes comerciantes e empresários querem neutralizar esse comércio que ocorre em todo o Brasil. Existem interesses por trás de algumas leis que estão sendo discutidas hoje, defendendo os interesses de empresários", destacou.

Ele ainda relembrou a 'guerra' entre comerciantes e ambulantes por espaço no Centro de Maceió. Apesar de não levantar a bandeira, ele pontua que retirar os ambulantes do espaço seria uma injustiça.

"Eu defendo isso porque eu fui eleito com o voto democrático e espontâneo. Não tenho o 'rabo preso' com absolutamente ninguém, ninguém me financiou, então posso defender o que acho justo e certo. Infelizmente algumas pessoas tem essa dependência, defendem interesses de grandes empresário e acabam menosprezando a importância dos pequenos comerciantes", disse.

Defensor do Projeto de Lei Faixa Amarela, o vereador lutou pela permanência dos ambulantes no Centro e agora pretende fazer o mesmo com os food trucks. "É um comércio que não é so importante para os proprietários, mas também para toda a população", pontuou.

Apesar de defender a permanência desse tipo de comércio na orla e em praças públicas, ele pontua que é necessário uma regulação e delimitação da área.