Especialista afirma que perdão dado a Daniel Silveira deixou de cumprir requisito
O advogado especialista em direito eleitoral e constituicional, Gustavo Ferreira, comentou sobre o assunto

A polêmica do perdão presidencial dado ao deputado Daniel Silveira, acusado de ataques antidemocráticos, está mexendo com o mundo jurídico. Em conversa na Rede Antena7, o advogado especialista em direito eleitoral e constituicional, Gustavo Ferreira, comentou sobre o assunto.
Ele começou a sua explanação, voltando um pouco ao processo que deu origem à condenação. “Dou um passo mais atrás na formação do processo. Nesse caso, o inquérito que foi aberto contra os ataques antidemocráticos contra a corte, foi julgado por ela mesmo. Então vemos um excesso das suas atribuições. Isso é uma crítica ao processo em si. Analisando a decisão isolada, não é fora dos padrões que o STF tem adotado”.
“Se estamos em um regime democrático há necessidade da Câmara se manifestar após uma decisão transitada e julgada. Esse é o grande ponto de discussão, que não é nova, e já apareceu em outras situação. e a Justiça acabou decidindo pela execução imediata da sentença condenatória”, colocou sobre a interferência dos deputados federais.
Já sobre o perdão da pena dado pelo presidente, ele disse que é preciso entender os termos. “O indulto é um perdão de natureza coletiva. Ele não pode ser individualizado. A graça é que ela é individualizada, em que pese ter sido chamada de indulto, mas trata-se de uma graça”.
“A grande discussão talvez, no meu ponto de vista, é que um dos requisitos à concessão desse instituto não se efetivou, que a decisão tivesse transitado em julgada, ou seja que não tivesse mais recurso”, colocou.
Segundo o advogado, esse ponto ser um dos pontos questionados judicialmente. "É o ponto mais relevante de questionamento".
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
