Especialista afirma que perdão dado a Daniel Silveira deixou de cumprir requisito
O advogado especialista em direito eleitoral e constituicional, Gustavo Ferreira, comentou sobre o assunto

A polêmica do perdão presidencial dado ao deputado Daniel Silveira, acusado de ataques antidemocráticos, está mexendo com o mundo jurídico. Em conversa na Rede Antena7, o advogado especialista em direito eleitoral e constituicional, Gustavo Ferreira, comentou sobre o assunto.
Ele começou a sua explanação, voltando um pouco ao processo que deu origem à condenação. “Dou um passo mais atrás na formação do processo. Nesse caso, o inquérito que foi aberto contra os ataques antidemocráticos contra a corte, foi julgado por ela mesmo. Então vemos um excesso das suas atribuições. Isso é uma crítica ao processo em si. Analisando a decisão isolada, não é fora dos padrões que o STF tem adotado”.
“Se estamos em um regime democrático há necessidade da Câmara se manifestar após uma decisão transitada e julgada. Esse é o grande ponto de discussão, que não é nova, e já apareceu em outras situação. e a Justiça acabou decidindo pela execução imediata da sentença condenatória”, colocou sobre a interferência dos deputados federais.
Já sobre o perdão da pena dado pelo presidente, ele disse que é preciso entender os termos. “O indulto é um perdão de natureza coletiva. Ele não pode ser individualizado. A graça é que ela é individualizada, em que pese ter sido chamada de indulto, mas trata-se de uma graça”.
“A grande discussão talvez, no meu ponto de vista, é que um dos requisitos à concessão desse instituto não se efetivou, que a decisão tivesse transitado em julgada, ou seja que não tivesse mais recurso”, colocou.
Segundo o advogado, esse ponto ser um dos pontos questionados judicialmente. "É o ponto mais relevante de questionamento".
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres realiza evento em comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade

Após crise, Fabio Costa visita maternidade e defende que unidade deve continuar aberta

Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil

Acidente de trânsito é registrado no bairro Guaribas, em Arapiraca

Acidente gravíssimo deixa uma pessoa morta na BR-316 no município de Cacimbinhas

Feirão Alto Show de Veículos conta com mais de 55 carros em ofertas especiais no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
