Seis escolas municipais de Pilar participam de aula inaugural de robótica em Pilar
Alunos apresentaram protótipos no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar
Esta terça-feira (03) foi um dia mais que especial para centenas de estudantes que, apresentados à robótica há menos de uma semana, já conseguem desenvolver projetos inovadores. Isso porque a Prefeitura do Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, adotou a ciência dos robôs como disciplina capaz de não somente despertar a criatividade, mas também de aprimorar o processo de aprendizagem.
A aula inaugural aconteceu no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, onde os alunos de seis escolas municipais apresentaram seus protótipos.
“Eles são resultado da curiosidade que a robótica despertou em nossos alunos, que tiveram menos de dois dias para desenvolver seus projetos. E é muito gratificante poder proporcionar esse tipo de conhecimento, além de perceber que eles têm evoluído rapidamente, podendo, inclusive, seguir carreira nesta área”, disse o professor Emerson Silva, destacando o alcance da iniciativa.
Luan Gomes tem 10 anos e é aluno da Escola de Educação Básica Sueli Chagas. Ele conta que, de início, ficou “sem saber o que fazer”. Bastou, porém, a orientação de quem domina o assunto para se render à tecnologia. “Fiquei um pouco nervoso no começo, mas depois ganhei confiança e, hoje, estou muito feliz porque vim mostrar o meu trabalho para tanta gente”, afirmou o criador de um carrinho controlado via bluetooth.
Outra que não conseguiu esconder o entusiasmo foi Vanessa Santos, professora de outra escola contemplada, a Jorge Barros. “Todos estão muito animados com a novidade. Começamos pelos alunos que já haviam feito algo parecido em casa, sob a supervisão dos pais. Os demais estudantes, portanto, virão na sequência. A robótica é algo lúdico e também chama a atenção, inclusive, dos mais inquietos. Foram apenas dois dias, mas já percebemos um avanço significativo porque este conhecimento pode ser aplicado em várias outras áreas, a exemplo da matemática”, explicou.
Secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, por sua vez, disse que o objetivo é preparar os alunos para a 1ª Mostra de Robótica do Pilar, que deve acontecer ainda este ano. “E vamos levar esta disciplina para todas as escolas da rede já em 2023. A repercussão tem sido grande, e isso é consequência não apenas do enorme interesse dos alunos, mas também do engajamento de nossos profissionais. É dessa forma que nossa juventude irá cada vez mais longe”, atestou o secretário.
Para o prefeito do Pilar, Renato Filho, a robótica é mais um grande passo para a oferta de uma educação de qualidade. “A educação sempre foi a base do nosso crescimento. Jamais o Pilar iria evoluir tanto, como está evoluindo, se não fosse a educação. Lá atrás, em 2019, fomos além quando compramos os chromebooks, levamos internet para as residências dos alunos e trouxemos o Google for Education. Hoje, chegou a hora de investir também na robótica. É dessa forma que construímos uma educação cada vez mais sólida”, ressaltou o prefeito.
O encontro desta terça-feira também contou com a participação das equipes de robótica de Atalaia e do Sesi Benedito Bentes.
Últimas notícias
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz
Hospital da Cidade realiza segunda etapa da força-tarefa de ultrassonografias no Outubro Rosa
Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
MP cobra promulgação de projeto de lei já aprovado na Câmara de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
