Câmara aprova projeto de Fábio Costa que institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente
Matéria ainda inclui a Semana Municipal de Conscientização contra a Compra de Votos no calendário oficial de Maceió
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, na tarde desta quarta-feira (4), durante sessão ordinária, projeto de lei de autoria do vereador Delegado Fábio Costa que institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente, em 26 de junho, e inclui a Semana Municipal de Conscientização contra a Compra de Votos, na última semana de junho. A matéria segue para sanção do prefeito JHC.
A proposta tem como objetivos promover o conhecimento e fortalecimento da cidadania sob o aspecto político; abordar a importância das eleições; debater e promover a conscientização sobre a importância do voto livre e consciente para que possam fazer uma escolha segura nas urnas e as consequências da corrupção eleitoral em decorrência da captação ilícita ou compra de votos; além de orientar o eleitor em como proceder com as denúncias de crimes eleitorais.
A sugestão dada pelo vereador é para que o município promova eventos relacionados ao tema, como campanhas, seminários, palestras, debates, fóruns e encontros, abordando temas como estado democrático de direito, soberania popular exercida por meio do voto, eleições limpas, captação ilícita de sufrágio, compra de votos e combate à corrupção eleitoral.
O município ainda poderá estabelecer e organizar o calendário das atividades a serem desenvolvidas e estará autorizado a firmar convênio com o Poder Judiciário e parcerias com instituições públicas ou privadas para a realização dos eventos.
De acordo com o Delegado Fábio Costa, a escolha de 26 de junho como Dia do Voto Livre e Consciente é simbólica, levando em consideração a Lei Federal nº 13.120, de 7 de maio de 2015, que instituiu a data como Dia Nacional da Consciência do 1º Voto.
“O intuito da celebração da referida data e da semana municipal é orientar o eleitor-cidadão a refletir sobre a importância da escolha dos seus representantes como forma mais eficaz de fortalecer a democracia em nossa sociedade, conscientizando-os dos efeitos colaterais a respeito da compra de votos. Há quem compre votos de forma direta, sem qualquer pudor, ou indireta, usando a estrutura de diversas instituições. Infelizmente essa é uma prática conhecida, mas que precisa ser combatida”, afirmou o vereador.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
