Brasil pede coração de D. Pedro I emprestado para comemoração dos 200 anos da independência
Embaixador brasileiro informou que as conversas são preliminares e ainda não há um acordo definitivo

Em 7 de setembro de 1822 o Brasil era declarado como uma nação independente de Portugal. Como conta a história, o à época imperador Dom Pedro I proclamou às margens do rio Ipiranga a libertação do país.
Em 2022, 200 anos depois, o Brasil pretende fazer uma celebração em homenagem a esse aniversário tão importante.
O embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores do programa de comemoração, contou à Agência Lusa sobre a possibilidade de que o coração do antigo imperador seja exposto durante os eventos.
Segundo a reportagem, a importância atribuída à figura de D.Pedro gerou um princípio de conversas entre os dois lados para que o órgão do herdeiro real seja "emprestado" ao Brasil durante o período de comemoração.
O embaixador explicitou que ainda não houve pedido formal, mas que falou sobre o assunto com os representantes legais.
O coração do Imperador está protegido e guardado em formol em uma igreja ao norte da cidade do Porto, em Portugal.
A última aparição pública do órgão aconteceu durante a gravação de um documentário em 2015.
Apesar do coração estar no Porto, o corpo do antigo chefe do poder brasileiro segue no Parque da Independência, em São Paulo. O motivo para a separação foi um pedido do próprio Dom Pedro I, expressado no seu testamento.
Últimas notícias

Homem é preso em Joaquim Gomes com motocicleta roubada e reage à abordagem da polícia

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la com faca em Arapiraca

Homem é baleado dentro de casa durante madrugada em Arapiraca

Homem é preso em Arapiraca com drogas e arma de fogo após denúncia de disparos
![[Vídeo] Formações gratuitas e diversidade marcam encontros do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi)](https://img.7segundos.com.br/ZMHIUxXpx1C3DHeIj1YjGdMMjyc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-19.png)
[Vídeo] Formações gratuitas e diversidade marcam encontros do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi)

Grave acidente deixa mulher ferida após ser atingida por motociclista em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
