Alagoas

Fundepes executa projeto de fomento ao esporte para adolescentes em vulnerabilidade em AL

A parceria envolve a Fundepes e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Por 7Segundos 10/05/2022 15h03
Fundepes executa projeto de fomento ao esporte para adolescentes em vulnerabilidade em AL
A parceria envolve a Fundepes e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

Com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Alagoas, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) executa o projeto "Esporte sem Fronteiras". A ação tem como público-alvo o atendimento de 360 crianças e adolescentes, com idade entre 10 a 14 anos, matriculados em escolas públicas no estado para realizarem atividades esportivas e lazer no contraturno escolar.

A parceria envolve a Fundepes e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Esse é o sexto projeto, somente neste ano, que a Fundação desenvolve na área do esporte.

“Iniciativas na área do esporte, lazer e assistência social são importantes, pois estimulam o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infanto-juvenil, auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais.

Ainda de acordo com Ricardo Wanderley, por meio das atividades esportivas as crianças e os adolescentes estimulam aspectos de convivência social. “Desta forma ampliam diferentes características pessoais para o enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais. A Fundepes apoia projetos que promovem esse estímulo”, concluiu o gestor.