Mais de 16 mil imóveis foram inspecionados no Maceió Unida Contra a Dengue
Programa visitou residências, borracharias, ferros-velhos, mercados públicos e terrenos baldios da capital para combater a proliferação do Aedes aegypti
A Prefeitura de Maceió mobilizou a população, no período de 2 a 6 de maio, para a 2ª etapa do programa Maceió Unida Contra a Dengue. Nesse período, foram intensificadas as atividades de sensibilização social e de combate à proliferação do Aedes aegypti. Durante as ações, foram inspecionados 16.710 imóveis - incluindo residências, borracharias, ferros-velhos, mercados públicos, construções e terrenos baldios.
De acordo com as informações da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (GDTVAT/SMS), 27.986 imóveis foram cadastrados para receber as atividades de inspeção. No entanto, 16.710 tiveram as visitas dos agentes de endemias e 7.232 imóveis estavam fechados, o que corresponde a 26% do total de imóveis previstos para a fiscalização.
“Durante as atividades de inspeção, conseguimos visitar muitos imóveis. Porém, encontramos muitos locais fechados. As inspeções domiciliares são essenciais para identificarmos os criadouros do mosquito e realizar a destruição de todos eles. Por isso, é importante que toda a população colabore neste momento e combata os criadouros em suas casas”, reforça a gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.
A gerente ressalta, ainda, que o período chuvoso favorece o acúmulo de água em locais que servem de criadouros para o mosquito. Com isso, Carmem orienta a população a fazer sua parte, realizando a própria inspeção semanal para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
“As chuvas esparsas neste período contribuem para o acúmulo de água em muitos locais que servem de criadouros para o mosquito. Consequentemente, isso favorece a transmissão das arboviroses, que já vêm acometendo toda a capital. Por isso, pedimos à população que permita a entrada dos agentes de endemias em suas residências para que eles possam levar as orientações necessárias e descartar todo tipo de criadouro existente no local. É necessário que a própria população faça essa vistoria semanal em suas casas, para evitarmos mais casos de dengue e possíveis mortes provocadas pela doença”, conclui a gerente.
Coleta de pneus
Uma das ações do programa foi o Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis nas borracharias e nos pontos de descarte de resíduos da cidade, pontos estratégicos para a proliferação de criadouros de larvas do mosquito. A visitação aconteceu na quinta (5) e na sexta-feira (6) em 206 borracharias da capital. Ao todo, 2.141 pneus foram recolhidos na ação.
Outras ações
Além das inspeções em residências, borracharias, ferros-velhos, mercados públicos, construções e terrenos baldios, as equipes envolvidas no mutirão realizaram coleta de entulhos e materiais descartados em locais de alto índice de infestação.
O Maceió Unida Contra a Dengue também contou com atividades como capinação, roçagem, limpeza de terrenos baldios, praças e áreas públicas, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desobstrução de canais, além de ações educativas em Unidades de Saúde e nos espaços administrativos dos órgãos municipais.
Órgãos envolvidos
As ações foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e contam com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), Comunicação (Secom), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Controle Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Gestão (Semge) e Coordenação de Defesa Civil.
Disque Dengue
A Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS também dispõe do Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495. Por meio deste contato, a população tanto pode denunciar áreas com potencial para proliferação do vetor quanto receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Últimas notícias
Policial militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
